Secretário da Fazenda de SC defende investimentos privados para Casan
27/01/2023
Alargamento em Ingleses: O que já se sabe sobre a obra que começa nos próximos dias em Floripa
27/01/2023

Imóveis que usam água de poço serão fiscalizados para evitar contaminação de norovírus em Florianópolis

Água de locais não passa por tratamento e, caso o lençol freático seja contaminado, os moradores podem ser infectados.

Cerca de 800 imóveis no Norte de Florianópolis que utilizam água de poço para abastecimento serão fiscalizados pela Casan nesta quinta-feira (26). O objetivo da ação é evitar que moradores sejam contaminados por norovírus, apontado como causador da epidemia de diarreia na Capital.

A situação, conforme o órgão, pode vir a acontecer caso o lençol freático seja infectado pela água das chuvas, que pode estar contaminada — já que passa por rios que ainda recebem esgoto das casas na região. Os 800 imóveis mapeados estão localizados nos bairros Ingleses e Santinho.

Piora na balneabilidade de praias de SC acende alerta para fragilidades no saneamento

Mais de mil imóveis estão com rede de esgoto irregular

Segundo o relatório de janeiro do Trato pelo Capivari, programa da Casan que fiscaliza sistema de esgoto no bairro Ingleses, ainda existem mais de mil imóveis com rede irregular na região. Desses, mais de 20 estão com o sistema ligado à rede pluvial. A irregularidade, segundo o programa, está diretamente ligada com a poluição do rio Capivari.

Os imóveis fiscalizados entre dezembro e novembro, segundo o programa, foram notificados.

Conforme o responsável pelo programa, Francisco José Guedes Pimentel, a fiscalização do sistema de esgoto nos imóveis no Norte da Ilha de SC é rotineira, mas também ocorre via denúncia. Caso irregularidades sejam identificadas, o morador recebe um prazo médio de 15 dias para normalizar a situação, que se não cumprido pode acarretar em multa.

Nos casos graves, como os que ainda jogam esgoto na rede pluvial e não na rede de drenagem, o Trato pelo Capivari aciona a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) para que um auto de infração seja lavrado.

Veja as irregularidades encontradas

Água pluvial conectada à rede de esgoto: 2
Ausência de caixa de gordura: 420
Caixa de gordura sem sifão: 97
Imóvel conectado parcialmente a rede de esgoto: 24
Esgoto conectado a rede pluvial: 24
Sistema Individual de Tratamento Irregular: 206
Sistema Individual de Tratamento Regular: 236

(NSC Total, 25/01/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *