O destino da Escola Antonieta de Barros, no Centro Histórico de Florianópolis
23/01/2023
Novo relatório mostra quais praias de SC continuam impróprias para banho; veja detalhes
23/01/2023

Epidemia de diarreia em Florianópolis tem causa descoberta

O agente causador da epidemia de diarreia que atinge Florianópolis é um norovírus, conforme indicaram resultados preliminares de uma investigação conduzida pelo Laboratório de Virologia Aplicada (LVA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a BiomeHub. O apontamento das primeiras análises foi divulgado pela prefeitura do município nesta sexta-feira (20).

O norovírus aparece em 63% das amostras de fezes que foram coletadas no Norte da Ilha de Santa Catarina, local com maior incidência de casos, para a realização do estudo. O laboratório que conduz a investigação ainda deve fazer análises complementares, também de acordo com a prefeitura.

A gestão municipal ainda orienta que o norovírus é transmissível pela ingestão de alimentos e bebidas contaminados, pela tosse de quem esteja doente e pelo contato com as mãos de quem carregue o agente causador. Condições sanitárias inadequadas também agravam o risco de contaminação.

Além da análise divulgada pela prefeitura de Florianópolis, há também em curso uma investigação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de caráter estadual, já que diversos municípios do Litoral Norte Catarinense registraram surtos de diarreia neste começo de verão.

Neste segundo caso, ainda não há resultados consolidados, já que o Lacen ainda aguarda amostras de água de rios e do mar dos municípios investigados — são 10 ao todo, incluindo Florianópolis. Existe a suspeita de que os surtos e a balneabilidade dessas cidades estejam relacionados.

(NSC Total, 20/01/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *