Mangue poluído teria causado morte de peixes em Florianópolis, avalia especialista
17/01/2023
Florianópolis está entre as 10 cidades mais procuradas no país para curtir o Carnaval 2023
18/01/2023

Em 2022, Florianópolis realizou coleta e compostagem de mais de 7,5 mil toneladas de resíduos orgânicos

No ano passado, a capital catarinense realizou a coleta de 7.589 toneladas de resíduos orgânicos. Todo esse material virou compostagem para as hortas urbanas e áreas verdes do município e gerou uma economia de R$ 1.189.990,00 aos cofres públicos, já que os resíduos não foram para o aterro.

Segundo informações da Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os materiais orgânicos recolhidos são encaminhados para organizações sociais que realizam o tratamento e a compostagem.

Além da economia significativa para o Município, o desvio dos orgânicos do aterro para a realização da compostagem promove um impacto ambiental positivo. O material é reaproveitado na arborização urbana e nas mais de 150 hortas orgânicas comunitárias que estão espalhadas pela cidade.

Compostagem

A compostagem é o processo de reciclagem do lixo orgânico, que propicia um ambiente favorável à ação de bactérias e fungos que iniciam a decomposição dos resíduos. Atraídos pelo material, insetos, minhocas e embuás também operam a reciclagem. O produto final é o composto orgânico, terra escura de excelente qualidade.

Dessa forma a compostagem é vista como uma importante aliada da causa ambiental, pois, através dela, a matéria orgânica encontrada no lixo é transformada em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

(Estúdio NSC, 17/01/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *