Praça Olívio Amorim, em Florianópolis, gera reclamações
26/01/2023
Fiscalização para coibir ambulantes e uso ilegal da areia é realizada na Praia do Campeche
26/01/2023

ANTT mantém entrega do Contorno Viário da Grande Florianópolis para 2023: ‘total possibilidade’

Cerca de 65% da obra já foi concluída; diretor-geral entregou ordem de serviço para executar ponto de parada e descanso para caminhoneiros.

Em vistoria local realizada nesta quarta-feira (25), Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), reafirmou que o Contorno Viário da Grande Florianópolis deve ser entregue em dezembro de 2023. “Tem total possibilidade de entregar”, acredita.

Conforme a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho, cerca de 65% de toda infraestrutura já foi instalada. Em 11 meses é necessário encerrar cerca de um terço do Contorno Viário, que deveria ter sido entregue em 2012.

“Todas as frentes de serviço estão mobilizadas”, ressaltou Vitale, que vistoriou o empreendimento nesta quarta, junto ao senador Esperidião Amin (PP). Até novembro do último ano, as obras em dois trechos estavam paralisadas – situação revertida nas últimas semanas.

“A interrupção [nos trechos em questão] surtiu efeito. Mas agora a equipe de Florianópolis [da ANTT] acompanha as obras para garantir que em dezembro de 2023 será entregue”, destacou o diretor-geral.

Em novembro do último as obras do Contorno Viário passaram a ser monitoradas pela Superintendência de Infraestrutura Rodoviária, após pedido do senador Esperidião Amin (PP). O aprimoramento da fiscalização, segundo Amin, nos “permite ter esperanças”.

Amin ,que acompanhou Vitale na vistoria e contrata relatório periódicos sobre o andamento do Contorno Viário, não descarta a possibilidade de finalização. “Há condições de terminar? Há. Qual o preço pra isso? Vigilância permanente”, alertou.

Ponto de parada

Na ocasião, a ANTT também oficializou junto à Arteris a ordem de serviço para construir um PPD (Ponto de Parada e Descanso), destinado aos caminhoneiros. A estrutura ficará localizado no km 220 da BR-101/Sul – onde ficava um pedágio.

Segundo Vitale, a estrutura contará com refeitório, copa, banheiros, chuveiros, espaço para instalar minimercados, lavanderia, entre outros. O estacionamento comportará 59 caminhões. Ao todo, serão 39 mil metros de área construída.

“No lado norte haverá também uma edificação com instalações sanitárias incluindo banheiros femininos e masculinos – equipados conforme as normas de acessibilidade. A edificação norte é integrada ao prédio principal por meio da passarela sobre a rodovia”, segundo a Arteris.

Andamento da obra

A construção do Contorno de Florianópolis teve início em 2008. Ele será um corredor expresso de 50 km atravessando São José, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.

O empreendimento terá pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível. Atualmente, 65% da obra está concluída, de acordo com a Arteris.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, a maior parte do efetivo de trabalhadores – cerca de 60% – está focado no Trecho Sul do Contorno Viário, em Palhoça. O objetivo é acelerar as as obras, pois a região é a mais atrasada do projeto.

“Em toda a extensão da obra, estão em andamento serviços drenagem, terraplanagem, construção de obras de artes especiais, como pontes, viadutos e trevos, além dos trabalhos nos quatro túneis duplos que fazem parte do projeto”, destaca a Arteris.

A Concessionária “trabalha para liberar o Contorno em dezembro de 2023”.

Leia a íntegra no ND (25/01/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *