Imóveis que usam água de poço serão fiscalizados para evitar contaminação de norovírus em Florianópolis
27/01/2023
Prefeitura de Florianópolis apresenta plano de saneamento básico
27/01/2023

Alargamento em Ingleses: O que já se sabe sobre a obra que começa nos próximos dias em Floripa

O alargamento da faixa da praia de Ingleses, em Florianópolis, vai mudar a rotina de comerciantes, moradores e turistas nos próximos meses. A previsão é que a draga que será usada na obra chegue na Capital neste fim de semana e que os trabalhos sejam concluídos até o início de março.

A obra foi anunciada em um pacotão de investimentos da prefeitura para o verão que incluía o alargamento também de Jurerê Internacional. Mas apenas a de Ingleses já tomou forma. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito da Capital Topazio Neto em novembro do ano passado, mas a obra foi adiada em dezembro após a draga que seria utilizada sofrer problemas e precisar de substituição.

O badalado balneário no Norte da Ilha terá 2,85 quilômetros de comprimento alargados. A previsão é que a faixa de areia, que agora é tem dez metros, passe a ter 30 metros de largura neste espaço.

Quem escolhe fazer praia em Ingleses já se depara com um trecho de 400 metros interditado para a montagem da tubulação que fará o alargamento. Durante os trabalhos, outras áreas passarão por interdições temporárias. A navegação na praia será proibida no período de obras.

Essa é a segunda obra do tipo em praias de Florianópolis. Em 2020, a prefeitura entregou o alargamento de Canasvieiras. A faixa de areia aumentou em até 40 metros em um trecho de 2,4 quilômetros.

O Hora de SC questionou a prefeitura sobre as obras. Confira tudo que já se sabe sobre o alargamento da praia dos Ingleses:

O que é o alargamento?

O alargamento vai aumentar a faixa de areia da praia por meio de obras de aterramento e colocação de areia de outro local.

Quanto vai custar a obra?

O investimento é de R$18,8 milhões.

Qual a expectativa de início e conclusão da obra?

A obra deve iniciar logo que a draga chegue em Florianópolis. A expectativa é de que seja entregue no início de março.

Por que escolheram fazer a obra no verão?

A prefeitura de Florianópolis explica que a obra será realizada neste período para que a acomodação de aterro esteja estável previamente ao início da safra da tainha. A gestão admite que preferivelmente a obra seria realizada em um período menos movimentado, “porém a licença ambiental não permite”.

Quantos quilômetros serão alargados?

O alargamento contempla uma área de 2,85 km.

O alargamento da praia vai começar por qual área?

Segundo a prefeitura, a etapa de dragagem começa pelo canto sul do balneário.

O trabalho de alargamento vai fechar alguma parte da praia?

A prefeitura informou que no momento estão fechados 400 metros de comprimento para a montagem da tubulação de água.

Já na etapa de dragagem, haverá área isolada de pelo menos 150 metros a partir dos pontos de bombeamento.

A restrição à navegação, segundo a prefeitura, será necessária durante todo período que a atividade de dragagem estiver acontecendo.

Qual o tamanho atual da faixa de areia e quanto maior ela deve ficar?

A praia dos Ingleses possui 10 metros de faixa de areia, estima a prefeitura. Após a estabilização do terreno, serão 25-30 metros de faixa.

Por que a previsão de entrega dessa obra é muito menor do que a de Balneário Camboriú e de Canasvieiras?

A prefeitura de Florianópolis afirma que a draga que será usada nos Ingleses têm capacidade maior do que aquela que atuou em Canasvieiras, o que pode fazer a obra ser mais rápida.

“Por isso, estima-se que a etapa de dragagem aconteça em um período entre 30 e 40 dias. A jazida, neste caso, também é mais próxima dos locais de bombeamento”, diz a prefeitura.

(Hora de SC, NSC Total, 26/01/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *