Bandeira Azul é hasteada na Lagoa do Peri, em Florianópolis, nesta quinta-feira
16/12/2022
Florianópolis é o destino mais procurado de Santa Catarina na temporada de verão
16/12/2022

Projeto Limpeza dos Mares finaliza temporada de 2022 com mais de 130 toneladas retiradas das águas de SC

Foram 10 locais de ação em 2022, mas podem facilmente representar o período mais importante nos 14 anos do projeto Limpeza dos Mares, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), em parceria com diversas instituições públicas e empresas privadas. A última foi no último fim de semana, em um retorno ao canal da Barraa Lagoa, em Florianópolis (SC).

“Voltamos depois de quatro anos, novamente com mergulhadores, membros da comunidade e demais voluntários. A boa surpresa foi que o lixo retirado diminuiu significativamente, fruto de outro reflexo do projeto, que é a conscientização”, afirma Michele Castilho, diretora do Limpeza dos Mares. Segundo ela, ainda assim foram encontrados pneus, garrafas plásticas e de vidro, cadeiras, isopor, papelão, latas de metal, canos, uma incontável quantia de ‘bitucas’ de cigarro, entre outros resíduos”, alerta.

Com esta etapa, que reuniu 2,9 toneladas de descartes indevidos, infelizmente o projeto soma agora mais de 130 toneladas coletadas em sua história. “O choque de mostrar os resultados ao público e às comunidades onde atuamos é vital para incutir nas pessoas a necessidade da preservação”, pondera Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da ACATMAR, reforçando que “estamos no caminho certo”.

Entre diversos apoios, o projeto Limpeza dos Mares tem como mantenedor o Grupo Pereira/Fort Atacadista. “Já são cinco anos juntos e com orgulho. Além do aporte financeiro, a cada nova etapa sempre instigamos colaboradores e a comunidade a prestigiar e ver o quanto cada um de nós pode fazer a diferença”, explica Simone Cotta, gerente nacional de Comunicação corporativa e ESG do Grupo.

Um ano para ficar na história – Foram etapas em locais paradisíacos, como a Ilha do Campeche, a Ilha do Francês e a Ilha do Arvoredo, além de locais com grande concentração de embarcações como o Caixa D`aço em Porto Belo. Também não faltaram rios como o Rio Biguaçu e praias e encostas como o Campeche, Jurerê e Porto Belo.

O projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista. Nesta última edição contou ainda com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, da Capitania dos Portos de SC, do Corpo de Bombeiros de SC, da Polícia Militar Ambiental SC, da Rede Laço, do NEPOM, do ICMBio, Avelisc e das empresas: Marina Verde Mar, Scuna Açoriana, Marina Neném, Marina da Conceição, Companhia da Praia, do Iate Clube Veleiros da Ilha, Medilona, da BoatLux, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Hydrofoil Brasil, SUN TECH Protetor Solar, Plastkolor, Freguesia Oyster Bar, Atacado Vitória e Escola de Mergulho Cultura Subaquatica.

(DeOlhoNaIlha, 15/12/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *