Municípios Participativos
06/12/2022
Fundação Cultural BADESC abre inscrições para o Edital de Exposições 2023
06/12/2022

ODS nas Políticas Públicas: Qual o papel político das organizações no cumprimento da Agenda 2030?

O ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis realiza o oitavo e último encontro do Projeto Guardiões do Futuro: Protagonistas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Refletir sobre a importância e interação dos ODS nas Políticas Públicas, a partir da experiência de especialistas e iniciativas que trabalham com e para o desenvolvimento sustentável é o objetivo do encontro, que contará com a facilitação de Leonardo Secchi e Sabrina Nunes Iocken, além dos convidados especiais Haroldo Machado Filho – Oficial de Parcerias e Financiamento no Escritório da Coordenadora Residente das Nações Unidas no Brasil, Fernando Barbosa dos Santos – Coordenador Geral Adjunto do Movimento ODS Santa Catarina, Tiago Moraes – Coordenador da FECAM (Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina) e Miriam Licnerski – Assessora de Projetos na Frente Nacional de Prefeitos e Estratégia ODS.

Quando: 07 de dezembro de 2022
Horário: das 9h às 11h30
Onde:  Online, via Zoom. O link será enviado por e-mail para os inscritos.

Inscrições: https://bit.ly/InscriçãoEncontro8

Leonardo Secchi é Doutor em Ciências Políticas. Pós-doutorado em Políticas Públicas pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). Professor titular de Administração Pública na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/ESAG). Pesquisador do Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa (CAPP/ISCSP/ULisboa)

Sabrina Nunes Locken é Pós-doutora em Direito pela USP, Doutora e Mestre em Direito pela UFSC, Conselheira Substituta no TCE/SC, desde 2006.

Sobre o Projeto

O Projeto Guardiões do Futuro: Protagonistas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável consiste em uma série de formações online para líderes e demais profissionais de organizações da sociedade civil, que atendem crianças e adolescentes com objetivo de promover soluções para os problemas locais vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a fim de impulsionar a cultura da sustentabilidade.

A metodologia consiste em formações em educação para sustentabilidade e na produção de conhecimento sobre os ODS. São oito encontros online  de capacitação com 30 gestores e educadores de OSCs de Florianópolis. Os encontros são facilitados por especialistas nos assuntos relacionados aos ODS.

São produzidos ainda materiais com as temáticas discutidas nos encontros virtuais, de forma pedagógica, para serem utilizados pelas OSCs com orientações de como implementar a cultura da educação em sustentabilidade dentro das organizações.

Realizado via Termo de Fomento com o FIA, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, conta com o apoio institucional do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e financiado por: Da Magrinha, CGT Eletrosul, Engie Brasil Energia, Qualirede, BRDE, Teltec Solutions, além de pessoas físicas que destinaram parte do seu imposto devido ao projeto.

Sobre o ICOM

O ICOM atua como Fundação Comunitária, apoiando empresas e indivíduos para que possam fazer investimentos sociais e doações com alto impacto social. Ao mesmo tempo, auxilia organizações da sociedade civil a terem uma gestão mais eficiente e a servirem como canais de participação dos cidadãos para melhorarem a qualidade de vida na Grande Florianópolis e em Santa Catarina. Suas principais áreas de atuação são: Investimentos Sociais na Comunidade; Apoio Técnico e Financeiro a OSCs e Produção e Disseminação de Conhecimento.

(ODS/SC, 05/12/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *