Cara e escassa
22/12/2022
Inacreditável
23/12/2022

FloripAmanhã cria Grupo de Trabalho de Saneamento

O recente estudo feito pela Associação FloripAmanhã junto com a UFSC e o Observatório Social do Brasil – Florianópolis sobre os principais problemas da cidade, o chamado RAPI – 6º Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis – relata que saneamento básico está no topo da lista.

Para ajudar a melhorar essa situação, a FloripAmanhã constituiu um Grupo de Trabalho de Saneamento, específico para contribuir na busca de soluções eficientes e eficazes junto à Prefeitura, Casan e demais órgãos envolvidos.

Segundo o RAPI, o acréscimo nas ligações de moradias continua muito baixo, passando de 67,42% em 2020 para 68,89% em 2021. E a quantidade de água produzida e não faturada por problemas de vazamento, falta de medidores, medidores quebrados ou ligações ilegais continua subindo, agora para aproximadamente 44%; muito acima do desejado, que seria um patamar abaixo de 3%.

Para o vice-presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho, esse é um tema de extrema importância, que afeta a todos, por isso foi criado o Grupo de Trabalho de Saneamento com profissionais multidisciplinares para apoiar possíveis soluções. “Existe um contrato entre a Prefeitura e a Casan que estipula metas e cronogramas para a prestação dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, assinado em 2012 com vigência até 2032, pelo qual se busca a universalização desses serviços. Nós vamos acompanhar de perto para que esse contrato seja efetivamente cumprido, trazendo maior transparência à população. Vamos aproximar entidades e pressionar para que problemas como falta de esgoto, drenagem urbana, gasto excessivo de água tratada sejam solucionados”, destaca Salomão.

O associado da FloripAmanhã José Luiz Neto Menezes será um dos representantes do Grupo de Trabalho de Saneamento, ele que é advogado com pós-graduação em direito público pela UFSC, servidor aposentado da Justiça Federal e sempre esteve envolvido com entidades relacionadas ao meio ambiente. “As informações levantadas e diagnosticadas pelo RAPI ainda não estão a contento, precisando de um olhar mais cuidadoso para que realmente seja efetivada a universalização da rede de água e de esgoto, por isso a importância da criação deste grupo”, destaca Menezes.

Sobre o RAPI

O 6º Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis (RAPI) é o resultado de um extenso trabalho de coleta e análise de indicadores de sustentabilidade ambiental, urbana e fiscal, bem como um conjunto de recomendações aos entes públicos. Realizado desde 2017, tem como objetivo acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desenvolvimento da cidade em questões que impactam a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos.

O objetivo principal do RAPI é auxiliar o governo e a sociedade a estabelecerem prioridades com metas claras e mensuráveis, para o desenvolvimento sustentável da cidade, e contribuir para a avaliação das políticas públicas urbanas, a partir de uma visão técnica, objetiva e metodologicamente embasada.

Para tanto, o documento traz um “raio-x” de temas como mobilidade, saneamento básico, saúde, educação, segurança, uso adequado do solo, entre outros que influenciam diretamente na qualidade de vida de quem escolheu viver em Florianópolis. Além disso, há também recomendações aos entes públicos para que possam aprimorar suas políticas públicas, de forma a viabilizar o atingimento de melhores níveis de desenvolvimento sustentável.


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *