Raio X de Floripa: Relatório apresenta os principais avanços e problemas da cidade
12/12/2022
Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis – 2022
12/12/2022

A entidade deixa a coordenação do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis após dois anos de muito trabalho e evolução no desenvolvimento da região.

Nesta segunda-feira (12), uma nova entidade será eleita para a condução do COMDES em 2023, renovando e reforçando seu papel na sociedade. A Associação FloripAmanhã deixa o cargo após dois anos, tendo Marius Bagnati como presidente e Joaquim Inácio Campos Nóbrega Júnior como vice-presidente. 

O engenheiro Marius Bagnati sempre defendeu um grande pacto regional para enfrentamento dos problemas e tratou a mobilidade como prioridade, com o objetivo de trazer mais qualidade de vida à população dos nove municípios da região.

“O objeto principal do COMDES foi o contorno viário, um imbróglio que se arrasta desde 2008 e agora encerramos o ano com a promessa de que a obra estará concluída em dezembro de 2023. Outra questão que defendemos é a criação de um Plano Diretor integrado da Grande Florianópolis, uma vez que a região é uma das que mais cresce no País, com taxas anuais de até 2,5%. O crescimento desordenado traz uma série de problemas e implicações socioambientais e isso precisa ser acompanhado de perto”, destaca o presidente do COMDES.

Outro aspecto importante é o PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Região Metropolitana, assunto que foi retomado recentemente, com a realização de uma audiência pública. “O Plano pretende implementar um projeto metropolitano de transporte de passageiros, que irá beneficiar muito as nove regiões metropolitanas. Além disso, defendemos a centralidade, ou seja, que o desenvolvimento da cidade permita que a pessoa possa morar, trabalhar, estudar e se divertir próximo de sua residência. Isso se faz através do Plano Diretor, com opções de moradia e comércio em um só lugar, a exemplo da Pedra Branca”, defende Bagnati. 

Outro problema que o COMDES buscou melhorar nessa gestão foi a questão dos resíduos sólidos. Em novembro, foi realizado um seminário de boas práticas, em que foram apresentadas soluções já experimentadas e que são exemplos para os municípios da região.

“Nós vemos as coisas evoluindo muito lentamente, mas o COMDES sempre esteve à frente, acompanhando o processo e tendo um papel fundamental no desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas que moram na Grande Florianópolis”, finaliza Marius Bagnati.

(Republicado por DeOlhoNaIlhaInforme Floripa e  Jornal Floripa)


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *