Após conceder prazo final para resolução de irregularidades, MPSC realiza nova vistoria no Mercado Público de Florianópolis nesta sexta-feira (04/11)
04/11/2022
A estrela é você
04/11/2022

VIA participa de missão em Medellín – Colômbia

Entre 16 e 21 de outubro o grupo VIA Estação Conhecimento participou de uma missão promovida pelo Cidade Inovadora em Medellín – Colômbia. Foram dias imersivos e de muito conhecimento em uma cidade que se transformou socialmente por meio da inovação. Confira um resumo do que encontramos por lá e que pode servir de inspiração para transformar o seu território.

Medellín do medo a confiança
Medellín é a capital da província montanhosa de Antioquia, na Colômbia, conhecida como a “cidade da eterna primavera”. No século XX a cidade sofreu um rápido crescimento populacional e, atualmente, possui uma população de aproximadamente 2,5 milhões de habitantes. Medellín ficou famosa mundialmente pela presença do narcotráfico e do personagem conhecido como Pablo Escobar. Considerada a cidade mais violenta do mundo na década de 90, a cidade precisou se transformar para não ruir como sociedade. Esse caos só foi superado pela união dos diversos atores em prol do desenvolvimento baseado no conhecimento. Após 20 anos, a cidade logra os resultados de uma política de estado que utilizou como premissa a inovação para transformar a realidade da sociedade.

Santiago Uribe, diretor do escritório de resiliência de Medellín e, responsável por conduzir nossas visitas durante nossa estadia, fez uma apresentação sobre a transformação da cidade. Segundo Santiago, em 1991 foram registrados 6.349 homicídios, um número extremamente alto para qualquer cidade. Após um pouco mais de 20 anos, Medellín não integra a lista das 50 cidades mais perigosas do mundo há 5 anos. Em 2021 foram 369 homicídios, número impensável 2 décadas atrás. Assim, Santiago nos relatou que a cidade saiu do sentimento de MEDO para a CONFIANÇA a partir da união dos entes públicos e privados.

Essa transformação iniciou ainda na década de 90 por meio da criação do Consultório Consultivo de Medellín, idealizado para ouvir as necessidades das pessoas. “A partir de 1991, durante 4 anos, fomos bairro por bairro conversar com as pessoas para saber o futuro que queríamos. Falando com todos sobre segurança, emprego, mobilidade, cultura, educação e moradia para buscar um futuro alternativo” – Santiago Uribe.

(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 03/11/22)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *