IMA realiza 1º Simpósio Catarinense de Trilhas de Longo Curso
10/11/2022
Gentilezas urbanas, qualidade de vida e o papel da iniciativa privada
11/11/2022

MTur promove destinos brasileiros reconhecidos internacionalmente pela criatividade

Há um ano o Brasil comemorou uma importante conquista: a entrada de duas novas cidades brasileiras na seleta lista de Cidades Criativas da Unesco: Campina Grande (PB) e Recife (PE). As duas gigantes, junto com mais 10 destinos brasileiros, fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco que, desde 2004, reconhece esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano.

Na lista da Unesco, Campina Grande (PB) é reconhecida na categoria de artes midiáticas – única cidade brasileira com o título nesta categoria – e Recife (PE) faz parte da cidade criativa da música. Além delas, Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG) também compõem o “time”, no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

Pensando na importância dessas cidades, o MTur criou a websérie “Cidades Criativas do Brasil” (disponível no YouTube do MTur) que apresenta a história, tradições, cultura e beleza das cidades brasileiras que integram a rede da Unesco. Pelas lentes de talentos criativos locais, quem assiste a série é levado a apreciar a singularidade de cada território dessas 12 cidades, percorrendo cada uma delas, que fazem “bonito” e utilizam a criatividade como plataforma de inovação e motor de desenvolvimento e reinvenção de lugares.

CLIQUE AQUI e acesse a playlist da websérie

Além do YouTube, a série está sendo exibida também na rede aberta de televisão. Os vídeos são apresentados na TV Brasil, fruto de uma parceria da Pasta com a Empresa Brasil de Comunicação – EBC. A produção audiovisual, idealizada e produzida pelo MTur, vai ao ar todos os sábados, às 12h15.

CLIQUE AQUI e saiba como sintonizar.

RBCC – Para ampliar o desenvolvimento dessas e de outras cidades brasileiras, o Ministério do Turismo implementará a Rede Brasileira de Cidades Criativas, com lançamento previsto para dezembro de 2022. A Rede apoiará o desenvolvimento das cadeias produtivas do turismo criativo e economia criativa, com incentivo à adoção de ações locais e territoriais que reúnam governos municipais, empreendimentos desses setores e agentes criativos para gerar oportunidades de negócios, emprego, trabalho e renda.

As cidades que aderem à Rede têm o compromisso de compartilhar boas práticas e desenvolverem parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano. A formalização de uma rede que congregue cidades criativas em todo o Brasil permitirá ao MTur destacar as principais políticas setoriais e induzir a participação ativa dos municípios na melhoria dos negócios criativos e turísticos, na inovação dos empreendimentos e modelos de gestão, conectando pessoas e organizações com interesses em comum.

O final de 2022 marca mais uma conquista para o Brasil, pois reflete a entrada de duas novas cidades brasileiras que passaram a compor a seleta lista de Cidades Criativas da Unesco: Campina Grande (PB) e Recife (PE). As duas gigantes, junto com mais 10 destinos brasileiros, fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que, desde 2004, reconhece esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano.

(Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, 09/11/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *