Lançado edital para exposição artística na Alesc em 2023
28/11/2022
Privatização das trilhas: Florianópolis já tem programa para manter caminhos, mas falta apoio
28/11/2022

Fortaleza de São José da Ponta Grossa é entregue restaurada em Florianópolis (SC)

Um dos mais belos cenários arquitetônicos e paisagísticos de Santa Catarina, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa passou por obras de restauração e foi devolvida à população nesta sexta-feira (25), em Florianópolis.

A obra recebeu investimento de quase R$ 7 milhões, fruto de parceria entre o Ministério da Justiça, por meio do Fundo de Direitos Difusos (FDD) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo. O trabalho resultou na geração de 50 empregos diretos e quase o dobro de empregos indiretos.

“O bem recebeu uma nova expografia e adequação de seu uso. A fortificação poderá receber exposições e visitantes novamente, impulsionando o turismo local e valorizando nosso Patrimônio Cultural”, destaca a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

O projeto executado incluiu serviços de restauração, paisagismo, expografia e sinalização da fortaleza. Foram realizadas intervenções para recuperação das estruturas edificadas, além de melhoria dos acessos ao bem, com implantação de rampas externas e elevador. A obra buscou adequar o monumento às normas de acessibilidade universal e preservar o patrimônio edificado, com o menor impacto possível.

“Foi um grande desafio, pois fortificações são tradicionalmente construídas como base de defesa, com estrutura que visa dificultar a entrada de inimigos. Costumam ter rampas íngremes, grandes escadarias e altas muralhas”, explica a superintendente do Iphan em Santa Catarina, Regina Santiago. “Realizamos um trabalho cuidadoso que mantivesse as características históricas do bem e ao mesmo tempo facilitasse a entrada de pessoas”, acrescenta.

(Confira a matéria completa em Ministério do Turismo, 28/11/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *