A proteção ambiental em Florianópolis é possível
23/11/2022
Florianópolis tem programação especial de celebração do aniversário de Cruz e Sousa; confira
24/11/2022

Entidades promovem seminário de Boas Práticas com Resíduos Sólidos Urbanos

Nesta quarta-feira (23), o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), que tem a FloripAmanhã como coordenadora, promove um seminário de sustentabilidade junto com a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Grandfpolis), o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Grande Florianópolis e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Florianópolis. O seminário Boas Práticas com Resíduos Sólidos Urbanos será a partir das 8h, no auditório da Grandfpolis, em Capoeiras. 

Na ocasião, vamos conhecer os resultados dos projetos de compostagem, valorização de resíduos orgânicos, coleta seletiva, entre outras ações de sustentabilidade realizadas na Capital. 

Confira a programação completa:

8h – Recepção e Coffee break

8h30 – Abertura oficial do evento

9h – APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO “AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMPOSTAGEM NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS”

  • Karina da Silva de Souza, engenheira sanitarista da Superintendência de Gestão de Resíduos da Smm/PMF e coordenadora técnica do projeto. 
  • Daiana Andréia Bastezini, gerente de Planejamento da Superintendência de Gestão de Resíduos da Smma/PMF e coordenadora de educação ambiental do projeto.

9h30 – Painel sobre desdobramentos do projeto em novas ações de valorização de resíduos orgânicos no município de Florianópolis como a Coleta Seletiva Flex. Coleta de Verdes, Programa cultiva Floripa e Pagamento por Serviços de Compostagem.

10h – Painel sobre experiências comunitárias em serviço de compostagem com Pacuca, Revolução dos Baldinhos e Composta Aí. 

10h30 – Painel com usuários da Coleta Seletiva Flex Floripa em condomínios e pontos de entrega voluntária (PEVs) de orgânicos.

11h – COLETA SELETIVA E A VALORIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO ÂMBITO DAS COOPERATIVAS E DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS. 

  • Hélia Alice dos Santos, educadora, idealizadora e conselheira da Associação PROCREP de Palhoça. 
  • Sidnei wanat, proprietário da empresa Wanat Reciclagem e Mateus Davino Ferreira, engenheiro sanitarista e ambiental.

13h30 – A IMPORTÂNCIA DAS SOLUÇÕES CONSORCIADAS PARA RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS.

  • Fernando Tomaselli, Diretor Executivo do CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí.

14h30 – NOVO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO E O PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS RELACIONADOS AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

  • Luciana Cardoso Pilati Polli – Promotora de Justiça e Coordenadora-geral do centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do Ministério Público de Santa Catarina.

15h30 – PROCESSOS DE VALORIZAÇÃO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS COM A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DA BIODIGESTÃO ANAERÓBICA E COMPOSTAGEM MECANIZADA – A EXPERIÊNCIA DE PONTA GROSSA, PARANÁ.

  • Marcus Nadal Borsato, engenheiro e Diretor Presidente da empresa Ponta Grossa Ambiental S.A.

16h30 – Encerramento

Inscrições: https://www.e-inscricao.com/granfpolis/sust 

Republicado por DeOlhoNaIlha e Informe Floripa 22/11/2022


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *