Seminário debaterá temas importantes para a arrecadação de recursos e fortalecimento dos fundos da criança, adolescente e idoso em Santa Catarina
29/11/2022
Câmara aprova projeto que cria atribuição de fiscalização à Guarda Municipal de Florianópolis
30/11/2022

Adote uma Praça enfim, a Praça

SIM! O GRUPO HABITASUL ENTROU NA HISTÓRIA E ELA VAI SAIR DO PAPEL – E DA IMAGINAÇÃO DAS PESSOAS – PARA SE TRANSFORMAR EM UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA, CONTEMPLAÇÃO E LAZER PARA QUEM VISITA OU VIVE EM FLORIPA.

Ela, no caso, é a Praça Forte São Luís, uma estrutura que será construída em uma área pública de cerca de 2 mil m² – outrora ocupada pelo Forte São Luís da Praia de Fora, que lhe empresta o nome –, localizada entre as avenidas Jornalista Rubens de Arruda Ramos (a nossa Beira-Mar Norte) e Mauro Ramos, na esquina com a rua Bocaiúva.

Faz tempo que aquele pedaço de terra estava merecendo ser tratado com carinho e atenção, complementando com beleza e função social uma área valorizada e com vista extremamente privilegiada. Entretanto, até chegarmos aqui, a história foi longa e com muitos capítulos (veja box). Mas agora, vai!

Em setembro, por meio do programa Adote uma Praça – iniciativa da Associação FloripAmanhã – o Grupo Habitasul adotou formalmente a Praça Forte São Luís, e já em outubro deu início às obras, que não demandarão gasto público. Trata-se de uma parceria público-privada, em que a Prefeitura municipal participa com a cessão do terreno e o adotante se responsabiliza pela construção e manutenção do espaço – esse, aliás, é um dos mais significativos da Capital.

Para o presidente do Grupo Habitasul, – que empreende em Santa Catarina desde 1980 –, Sérgio Ribas, essa ação é como uma retribuição ao Estado e a Florianópolis. “Este é o lugar onde encontramos, há várias décadas, a oportunidade de desenvolver nossos negócios e, desde então, sempre procuramos contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social e econômico do Estado e da Capital”, afirmou.

O projeto da Praça – doado pelo Beiramar Shopping – foi elaborado pelo Escritório JA8, da arquiteta Juliana Castro, e tem como propósito tornar o local atrativo, integrando a beleza natural aos elementos idealizados e valorizando a história de forma não literal. A ideia é criar um ambiente acolhedor, propício para lazer, convivência e contemplação. “Entendemos que a localização privilegiada da Praça nos permite trabalhar com elementos paisagísticos especiais com plasticidade marcante e que remetam à história do lugar”, explicou Juliana Castro. E nesse contexto, a água é o elemento de destaque do projeto, o que é lembrado pelo diretor de Negócios do Grupo Habitasul, José Mateus. “Elementos que valorizam a água estão presentes de diversas formas. O espelho d’água que a Praça vai ter é único, e não temos dúvidas de que esse se tornará um espaço turístico diferenciado de Florianópolis”, pontuou.

Esse é um exemplo muito importante da viabilidade e importância das parcerias público-privadas. Por meio do programa Adote uma Praça, por exemplo, mais de 100 espaços públicos foram revitalizados na Capital sem a utilização de recursos públicos. No caso da construção da Praça Forte São Luís, por exemplo, o Grupo Habitasul deve investir cerca de R$ 3,5 milhões, encerrando essa “longa história” com Floripa ganhando uma Praça mais do que especial, em um espaço nobre e – até agora – mal aproveitado. Sem dúvida, um final feliz!

(Confira a matéria completa em Revista Mural, 16/11/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *