Florianópolis sedia 1º Simpósio Catarinense de Trilhas de Longo Curso realizado pelo IMA
24/11/2022
3 ações para promover a bicicleta no Brasil
25/11/2022

A importância do planejamento estratégico para as cidades brasileiras

planejamento urbano nas cidades brasileiras tem sido discutido de forma recorrente, sendo um dos pilares desse debate, a instituição do Plano Diretor na Constituição Federal de 1988, regulamentado e enfatizado pela Lei Federal n.º 10.257/01, mais conhecida como Estatuto da Cidade – este apresenta um capítulo à parte apenas para tratar deste instrumento da política urbana.

A criação de instrumentos legais adequados foi um dos primeiros passos para que os gestores possam planejar o desenvolvimento das cidades. No entanto, a elaboração de mecanismos que possibilitem o real desenvolvimento das cidades, levando em conta suas particularidades, é um enorme desafio. Levando em consideração o cenário atual, é fundamental inserir o planejamento estratégico como um processo contínuo, tendo como objetivo, conduzir a cidade ao crescimento sustentável por meio de ações multidisciplinares de curto, médio e longo prazo.

(Confira a matéria completa em Urban Systems, 23/11/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *