Próximo governo de SC tem desafio de fazer Casan se mexer, diz prefeito de Florianópolis
09/11/2022
Pesquisa mostra que a população de Florianópolis tem olhar positivo em relação à cidade
09/11/2022

A cidade do futuro

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 09/11/2022)

O resultado da pesquisa feita pelo Instituto Mapa, a pedido do movimento Floripa Sustentável, dá informações valiosas sobre o que a população pensa sobre a cidade do futuro. Alguns pontos merecem destaque. A maioria concorda, por exemplo, com a proposta de incentivo a diversas “centralidades” que faz parte do projeto de revisão do Plano Diretor enviado à Câmara. Os entrevistados acham que cada bairro deveria ser “misto, com todas as classes sociais” e autônomos, com tudo o que a pessoa precisa a poucos minutos.

As respostas revelam também desinformação dos moradores sobre o lugar em que vivem: numa cidade com 52,86% do território protegido como APP, é no mínimo curiosa a percepção é de que a área verde do município está “diminuindo perigosamente”. Além disso, é animador que a esmagadora maioria queira conciliar desenvolvimento
econômico com preservação do patrimônio histórico, apesar de 9% defender “uma cidade que não cresça mais, que
permaneça como é hoje e não aumente mais sua população”.

Sobre a metodologia da pesquisa também vale um registro: o levantamento apresenta resultados que somam os percentuais dos que “concordam totalmente” e “em parte” com as frases, mas não especifica o que prevaleceu.

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *