Audiência pública sobre marina na Beira-Mar de Florianópolis acontece nesta segunda-feira
24/10/2022
Horto Didático promove curso sobre plantas medicinais
25/10/2022

Prefeitura e CDL fazem mutirão de limpeza no Centro Histórico de Florianópolis

Foto: Cristiano Andujar | Divulgação | PMF

O evento tem apoio da FloripAmanhã!

Uma parceria entre Prefeitura de Florianópolis e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) está realizando o Floripa Urbana no Capricho, um mutirão de limpeza no Centro Histórico da cidade que prevê mais de 50 ações. O mutirão começou no sábado (22) e vai até o próximo dia 29, reunindo equipes da prefeitura, lideranças políticas, representantes de entidades parceiras e voluntários.

No sábado (22), as ruas da região ficaram tomadas por pessoas que limpavam pisos, fachadas e postes, e coletavam resíduos em imóveis desocupados. Também foi realizada lavação das ruas com hidrojato. O objetivo do mutirão é valorizar cada vez mais o Centro Histórico.

“A importância de uma ação como essa, além de revitalizar toda essa área do Centro, é unir ainda mais os objetivos da prefeitura com os lojistas de Florianópolis por meio da CDL. As pessoas vêm para o Centro e, quando encontram aqui um ambiente agradável, limpo e arrumado isso tem a ver com o nosso trabalho na prefeitura, mas também tem a ver com a postura de todos os lojistas dessa região em cuidar da sua loja, cuidar da sua fachada, limpar a sua área e ajudar a cidade”, disse o prefeito Topázio Neto.

As ruas que estão recebendo cuidados são Francisco Tolentino, Conselheiro Mafra, Felipe Schmidt, Tenente Silveira, Vidal Ramos e as transversais Padre Roma, Álvaro de Carvalho, Jerônimo Coelho, Deodoro e Trajano.

“O propósito desse mutirão é resgatar o amor dessa região que é o coração da cidade. A gente sabe que se tiver uma região bonita, bem cuidada e limpa os consumidores vão andar por aqui com tranquilidade e mais felizes e os funcionários vão ter ainda mais motivação e vontade de vir trabalhar e, consequentemente, as vendas vão aumentar”, afirmou o presidente da CDL Florianópolis, Marcos Brinhosa.

Foto: Cristiano Andujar | Divulgação | PMF

Valorização da região central
O mutirão prevê lavação de fachadas, toldos, postes, calçadas e ruas, pintura e pequenos reparos sobre as pichações, varredura geral das ruas, reparação de petit pavê, iluminação pública, vias e asfaltos, colocação de papa entulhos, oficina de bituqueiras e feirão de imóveis desocupados.

Além disso, serão entregues quatro obras com artistas do projeto Street Art Tour, instalação de bancos, colocação de vasos e podas de árvores.

Parceiro do mutirão, o tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina, destacou a importância de fazer a limpeza para valorizar o Centro.

“Florianópolis é uma cidade histórica que permanece com uma arquitetura única e diferenciada de vários anos e, que muitas vezes acaba sumindo dentro da sujeira do dia a dia, da fuligem que se gera da própria poluição visual que às vezes é colocada por pessoas má intencionadas ou até mesmo pela colocação de novas arquiteturas”, disse.

Confira a programação

Segunda (24) – Podas de vegetação, revisão e incremento da iluminação pública, reposição das papeleiras, revisão e incremento da sinalização viária, reparo e manutenção da pavimentação de calçadas, calçadões e vias, reparo e manutenção do mobiliário urbano
8h às 12h e 13h às 18h: Equipe pintura, reparos e pichações
9h às 16h: Equipe pintura e reparos

Terça (25) – Podas de vegetação, revisão e incremento da iluminação pública, reposição das papeleiras, revisão e incremento da sinalização viária, reparo e manutenção da pavimentação de calçadas, calçadões e vias, reparo e manutenção do mobiliário urbano
8h às 12h e 13h às 18h: Equipe pintura, reparos e pichações
9h às 16h: Equipe pintura e reparos

Quarta (26) – Podas de vegetação, revisão e incremento da iluminação pública, reposição das papeleiras, revisão e incremento da sinalização viária, reparo e manutenção da pavimentação de calçadas, calçadões e vias, reparo e manutenção do mobiliário urbano
8h às 12h e 13h às 18h: Equipe pintura, reparos e pichações
9h às 16h: Equipe pintura e reparos

Quinta (27) – Distribuição de vasos e plantio de mudas; retirada dos dez papa-entulhos; revisão e incremento da sinalização viária; reparo e manutenção da pavimentação de calçadas, calçadões e vias; reparo e manutenção do mobiliário urbano
8h às 12h: Equipe pintura, reparos e pichações
9h às 16h: Equipe pintura e reparos

Sexta (28) – Distribuição de vasos e plantio de mudas; varrição das ruas com hidrojato
9h às 16h: Equipe pintura e reparos

Sábado (29)
9h às 17h: Feirão de Imóveis Desocupados – rua João Pinto
14h às 20h: Equipe limpeza e reparos
15h: Concentração de voluntários (distribuição das camisetas e equipamentos, lava-jatos, vassouras, sacos de lixo e luvas)
15h às 17h: Oficina de bituqueiras e espaço Senac Saúde e Beleza, rua Saldanha Marinho, 189
18h: Fotos antes e depois
20h: Encerramento.

(ND, 24/10/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *