Veja como foi a caminhada Floripa Rosa em prevenção ao câncer de mama e colo de útero
10/10/2022
Apesar das feiras improvisadas no entorno da Ponte Hercílio Luz, turismo é pouco explorado no local
10/10/2022

Missão de Florianópolis para Colômbia é desafio para tirar boas ideias da maquete

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 07/10/2022)

Um grupo de executivos, empresários, pesquisadores e arquitetos viaja neste sábado (8) para a Missão Ecossistemas de Inovação, que se estende até o próximo dia 15 de outubro em Medellín, na Colômbia. O Movimento Floripa Sustentável, integrado por arquitetos, profissionais liberais e empresários, estará na viagem que tem o propósito de conhecer como o ecossistema de inovação pode transformar uma cidade.

A Colômbia é referência por suas Comunas, em Medellín. Regiões que eram empobrecidas e tomadas pela criminalidade e que receberam uma série de equipamentos que transformaram o local. A gestão da cidade colombiana remodelou parques e praças, plantou jardins, construiu e recuperou quadras de esportes e inaugurou bibliotecas no centro e nas periferias.

Além disso, facilitou o acesso da população com teleféricos e escadas rolantes. O local é atração turística e a economia gira com bares, restaurantes e atrações culturais.

Essas viagens são importantes. Conhecer casos de transformação bem sucedida servem de inspiração para adotar medidas a fim de resolver os nossos inúmeros problemas urbanos e sociais, desde que adaptados à realidade catarinense e brasileira. Viagens semelhantes já ocorreram para Portugal e Dinamarca, por exemplo.

Tudo é válido. Buscar o conhecimento e conhecer as boas práticas globais sempre é positivo. O grande desafio, entretanto, é absorver o que pode ser utilizado aqui, formatar um projeto integrado com os entes públicos e privados e tirar as ideias da maquete e do datashow.

O empresário Daniel Leipnitz, presidente do Sapiens Parque, representará o Floripa Sustentável como um de seus coordenadores.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *