Prefeitura suspende alvará de feira da cabeceira da ponte Hercílio Luz
11/10/2022
Missão Medellín: o que a cidade pode ensinar aos catarinenses?
11/10/2022

Lições do primeiro dia da missão Colômbia

Medellín tem como pilares nos seus ecossistemas sociais a proximidade e a acessibilidade. Quem faz o relato é a jornalista e mestre em MKT, Cassia Liandra Carvalho, que integra a Missão.

O objetivo do primeiro dia da Missão Colômbia foi conhecer um dos 21 Planos Integrados Urbanos de Medellín, que na verdade são comunidades carentes que possuem um ecossistema local de desenvolvimento e sustentabilidade. Local visitado: Nuevo Occidente.

Primeiro ensinamento da missão: Medellín tem como pilares nos seus ecossistemas sociais a proximidade e a acessibilidade.

A comunidade Nuevo Occidente tem como uma das vias de acesso um Metrocable. O famoso bondinho e super turístico em algumas cidades brasileiras, aqui tem um ticket baixo, movimenta as pessoas da encosta do morro até o ponto de metrô. Chegamos e saímos da comunidade de bondinho.

Nuevo Occidente é composta por conjuntos habitacionais e tem próximo tudo aquilo que é necessário para seu desenvolvimento: escola, creche, hospital, centro cultural, incentivo ao comércio local, centro de recreação, vias de transporte. O conceito de proximidade é oferecer as pessoas aquilo que elas precisam para se desenvolver sem precisar um grande esforço de locomoção. Isso gera engajamento e senso de pertencimento da comunidade sobre o seu ecossistema.

O ponto alto da visita foi o Unidades de Vida Articulada (UVA). Parece um centro de recreação para crianças e adultos, mas é muito mais que isso, são espaços onde a comunidade local é ativa, eles se exercitam, participam e criam atividades culturais e ainda se desenvolvem como cidadãos. Piscina para que as crianças aprendam a nadar, quadras poliesportivas para campeonatos, academia e até espaço makers para que os jovens aprendam a utilizar as tecnologias e já se familiarizem com a inovação. UVA foi feito para pessoas. Parece uma frase simples, mas não é. Foi feito adequado a vida daquelas pessoas e deu certo.

Por fim fomos conhecer a biblioteca local que foi inaugurada há 1 ano. Ali ficou muito claro o quanto a comunidade acredita e trabalha para o desenvolvimento do seu ecossistema. A biblioteca tem diversos projetos para aproximar a comunidade: salas de informática, leitura dialogada, exposições e projetos culturais. E o mais legal: era domingo, a biblioteca aberta e crianças utilizando: nas salas de informática e retirando e devolvendo livros.

Tem algo que ficou nítido na visita: os cidadãos de Medellín planejam a longo prazo seus ecossistemas, mas começam a trabalhar no planejamento no mesmo dia para que possam ver as pequenas realizações.

SOBRE

A Missão Medellín é organizada pelo Cidade Inovadora, plataforma que impulsiona cidades a transformarem sua área de inovação. Floripa Sustentável, Wise, Estação Via do Conhecimento e Cinco Tecnologia também apoiam a viagem. No time de palestrantes, está o empresário Daniel Leipnitz, presidente do Sapiens Parque e um dos coordenadores do Floripa Sustentável.

(Movimento Floripa Sustentável, 10/10/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *