Colombianópolis: uma lição para SC direto de Medellín

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 21/10/2022)

Talvez a grande lição da missão que partiu de Florianópolis para conhecer o modelo das comunas (favelas ou comunidades) de Medellín é o fato de que o ponto da virada está em uma união e criação de uma entidade com representações do setor privado, universidades e poder público.

Todas as mudanças na cidade precisam passar por esse comitê. De uma região dominada pelos cartéis de cocaína e das mais violentas do mundo para um ambiente seguro, com economia pujante, transporte coletivo eficiente e serviços dignos à população. Essa foi a virada Colombiana.

O desafio de Florianópolis é criar esse pacto. No entendimento da advogada que atua na área de direito ambiental, Rode Martins, os colombianos são o que são porque precisaram chegar ao “fundo do poço”.

Florianópolis, segundo ela, está na “zona de conforto”.

Seremos uma “Colombianópolis”?

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plano Diretor: Planos Distritais
24/10/2022
Audiência pública sobre marina na Beira-Mar de Florianópolis acontece nesta segunda-feira
24/10/2022