Farinhada: tradição realizada desde 1754 abre festividades do Divino Espírito Santo
06/09/2022
Figueira da Praça XV recebe cuidados especiais para garantir saúde e vivacidade ao patrimônio
06/09/2022

O novo ambientalismo hoje define o bem-estar humano como objetivo principal, diz biólogo

Dedicado às causas ambientais, Emerilson Gil Emerim acredita que Florianópolis, já está se preparando para o futuro, mas defende a geração de emprego e saneamento como prioridades

É senso comum que as estratégias para preservar o meio ambiente são a nova tendência da construção civil. Com o aumento do efeito estufa, a preocupação com a natureza é cada vez mais urgente.

Hoje, é inviável executar uma obra sem planejamento adequado do descarte de resíduos e da emissão de gases poluentes. As constatações acima são do biólogo, mestre em engenharia de gestão ambiental pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), diretor da Ambiens Sustentabilidade Integrada e diretor de Meio Ambiente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) de Florianópolis, Emerilson Gil Emerim.

Atuando há mais de 20 anos no segmento, com foco especial na área ambiental, Emerim também já integrou o conselho consultivo do FloripAmanhã. Na condição de consultor pauta suas ações na determinação em contribuir positivamente nas questões ligadas à sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Em relação à construção civil, sugere que esses princípios podem ser aplicados em projetos arquitetônicos e de engenharia que utilizem materiais renováveis e reciclados, uso inteligente das condições naturais (topografia, luz solar, sombra, vento, etc), preservação da vegetação, etc.

Sua empresa é uma das líderes na área de tecnologia e consultoria ambiental no Brasil, especializada no desenvolvimento de projetos na área de engenharia e consultoria ambiental para os mais diversos segmentos do setor público e privado.

Na entrevista a seguir, ele destaca os paradoxos que Florianópolis vive em relação à sustentabilidade e discorre em especial sobre o principal desafio das cidades brasileiras até 2030,que é o pacto pelo saneamento.

(Confira a entrevista completa em ND, 03/09/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *