Região central de Florianópolis vai ter mutirão em outubro
12/09/2022
Relatório faz radiografia sobre o parque urbano e marina de Florianópolis
12/09/2022

Floripa ganhará mural gigante em homenagem a Fritz Müller

Da Coluna de Cacau Menezes (ND, 09/09/2022)

Por Guia Manezinho – Rodrigo Stüpp – Interino

O alemão Fritz Müller, muito festado neste ano por causa dos 200 anos de seu nascimento, ganhará um mural gigante no Centro Leste de Florianópolis.

O mural será pintado entre outubro e novembro por um artista especialista em retratos. O layout já foi aprovado. Nesse período vai rolar um grande festival de arte urbana por ali.

Serão cerca de 40 muralistas e grafiteiros colorindo a região da Tiradentes, Victor Meirelles, etc.

A novidade serão três grandes fachadas de prédio. Duas unidas em uma pintura autoral (e portanto, sem homenagem a personagem).

“São coisas mais características nossas, que a gente faz mais arte pela arte, sem ter que ficar conceituando demais. Temos murais ricos em conteúdo e era um desejo nosso” me contou o Rodrigo Rizo, que é um dos curadores do festival e vai subir em Jaú também pra fazer mural.

Tem mais uma grande abstrata, geométrica e outra, aí sim, com o personagem icônico para Santa Catarina.

Dois murais de menor proporção já foram pintados nesse final de semana na rua Tiradentes, como parte da Programação da Feira de Cascaes, que rolou no último final de semana.

Valorizar a área

“O Festival será o ponto de partida de um plano que tem as intervenções artísticas como protagonistas na requalificação do Centro Leste. Queremos ressaltar o Centro Leste como destino cultural, turístico e de entretenimento e ainda mostrar seu potencial para negócios comerciais e para empreendimentos criativos” conta Arturo do Valle, um dos organizadores do StreetArt Tour Floripa.

O Projeto, que também é amparado por Leis de Incentivo à Cultural, viabilizou murais como Cisne Negro (2019) e Natureza do Desterro (2020) e a segunda etapa do Franklin Cascaes (2022) além de ações em comunidades como o Morro da Mariquinha, no Maciço do Morro da Cruz.

Quem foi Fritz Müller?

Fritz Müller, como ficou conhecido no Brasil, foi um estudioso do meio ambiente. Acabou reconhecido mundialmente pela publicação Für Darwin, para Charles Darwin no ano 1864, cinco anos após Darwin publicar a obra A Origem das Espécies.

Foi chamado por Darwin de O Príncipe dos Observadores. Müller deixou uma obra naturalística enorme que ajudou fundamentar e enriquecer a teoria da evolução das espécies por seleção natural de Darwin e projetou o Brasil no cenário da culta ciência europeia

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *