Dispensa de garagem aumenta quantidade de imóveis residenciais no Centro de Florianópolis
02/09/2022
Prorrogado: 1º Prêmio Amigo do Leão
02/09/2022

Conheça para agir é o lema da Campanha de Setembro do Movimento ODS SC

Todos os anos, em comemoração à adesão do Brasil ao documento“Transformando nosso mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável“, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina promove a Campanha de Setembro.

Neste ano de 2022, o lema da campanha é “#ConheçaparaAgir”. Isso porque uma pesquisa exclusiva, realizada pela Rede Conhecimento Social em conjunto com o IBOPE Inteligência e a Conhecimento Social — Estratégia e Gestão, revelou que 49% dos brasileiros não conhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS, criados pela Organização das Nações Unidas em 2015, juntamente com ampla participação da sociedade, propõem 17 metas para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

O estudo mostra também que 38% das pessoas já ouviram falar nos ODS, mas não têm conhecimento sobre o assunto, 10% declararam ter algum conhecimento sobre o tema e apenas 1% disse saber bastante sobre o assunto. Desenvolvido para levantar a percepção dos brasileiros sobre os ODS, foram realizadas 2002 entrevistas em 143 municípios brasileiros, com pessoas de 16 anos ou mais, de 7 a 11 de abril de 2017.

“São dados que mostram que é fundamental para a sociedade conhecer os 17 Objetivos Globais e suas metas, para assim agir em prol do alcance da Agenda 2030”, avalia Gilson Zimmermann, Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS SC.

Para facilitar o entendimento dos compromissos e das parcerias pró desenvolvimento sustentável, os materiais da campanha serão apresentados por meio de quatro dimensões: social, ambiental, econômica e institucional. As fontes pesquisadas para a criação da Campanha foram o Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030 no Brasil, elaborado pelo GT Agenda 2030, e o Ebook da capacitação “Introdução à municipalização da Agenda 2030, do Programa de Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais para Sustentabilidade, o CEURS.

Conheça os 17 ODS

ODS 1 – Erradicação da pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 3 – Saúde e bem-estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4 – Educação de qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 5 – Igualdade de gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6 – Água potável e saneamento

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

ODS 7 – Energia limpa e acessível

Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

ODS 8 –Trabalho decente e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

ODS 10 – Redução das desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e produção sustentáveis

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

ODS 14 – Vida na água

Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15 – Vida terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Sobre o Movimento Nacional ODS SC

É um movimento social constituído por voluntários, formado por pessoas físicas e jurídicas, de caráter apartidário, ecumênico e plural. Com signatários em todas as regiões de Santa Catarina, visa facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e nas práticas das organizações. Seu propósito é contribuir para que todos os catarinenses possam viver em uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. São mais de 1200 signatários, em 97 municípios catarinenses, articulados em 14 comitês locais e representados por pessoas físicas, Organizações de Classe, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino e Poder Público.

(SESC, 01/09/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *