Passageiros do Aeroporto de Florianópolis poderão receber status de voos pelo Whatsapp
06/09/2022
Quem vai fazer o projeto do Túnel do Morro da Lagoa da Conceição
06/09/2022

Adoção da Praça Forte São Luís será formalizada pelo Grupo Habitasul e Prefeitura no dia 7/9 em clima de comemoração e com o Street Art Tour

Muita comemoração, música e intervenção artística por conta do projeto Street Art Tour vão marcar o ato de Adoção pelo Grupo Habitasul da Praça Forte São Luís, às 14h, da próxima quarta-feira (7/9), dentro da programação do Dia da Independência na Capital, com a presença do prefeito Topázio Neto, no terreno da futura Praça, na esquina da Beira Mar Norte com Avenida Mauro Ramos.

A adoção ocorre através do programa Adote uma Praça, uma iniciativa da FloripAmanhã, que já revitalizou mais de 100 locais para a comunidade sem a necessidade de investimentos públicos. A adoção da Praça Forte São Luís tem apoio do Movimento Floripa sustentável.

O Grupo Habitasul – que em Santa Catarina empreende desde 1980 no bairro planejado de Jurerê Internacional, no Norte de Florianópolis – vai adotar formalmente a Praça Forte São Luís, um dos mais significativos espaços da Capital catarinense, que vai se tornar uma Praça para uso de toda a população. Em evento marcado para as 14h da próxima quarta-feira (7/9), com a presença do prefeito Topázio Neto, autoridades, entidades representativas da comunidade catarinense e a população, será realizada a assinatura do termo de adoção, que sela uma Parceria Público-Privada em que não haverá gasto público na construção.

“A história da revitalização desse espaço é longa. Tivemos muitas idas e vindas. Ter a Habitasul , como adotante, traz a certeza de que teremos mais uma bela praça na região e ajudará qualificar ainda mais as praças da nossa cidade. O projeto é muito bonito e faz um resgate histórico do forte que existia no local”, afirma o vice-presidente da FloripAmanhã e coordenador do Revit (Grupo de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente), Salomão Mattos Sobrinho.

“Esta é uma das retribuições que o Grupo Habitasul oferece a Santa Catarina e a Florianópolis por ser o lugar onde encontramos, há várias décadas, a oportunidade de desenvolver nossos negócios e, desde então, sempre procuramos contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social e econômico do Estado e da Capital”, lembra Sérgio Ribas, presidente do Grupo Habitasul.

O projeto da Praça, elaborado pelo Escritório JA8, da arquiteta Juliana Castro, foi doado pelo Beiramar Shopping, que fica em frente ao terreno onde será realizada a obra, na esquina da Avenida Beira Mar Norte com a Avenida Mauro Ramos.

Clima de comemoração com o Street Art Tour

Durante o evento, que será embalado por músicas locais – entre elas, é claro, destaque para o ‘Rancho de Amor à Ilha’, hino oficial da cidade, de autoria do poeta Zininho – haverá intervenção artística do projeto Street Art Tour, incentivado e apoiado pela Prefeitura, que é um movimento de valorização, produção e difusão da arte urbana de Florianópolis. O objetivo é reforçar a importância e a relevância dessa linguagem artística como expressão cultural e identitária por meio de um trabalho conjunto entre artistas, poder público e iniciativa privada.

A relevância da Arte Urbana no aspecto contemporâneo das artes e a ampliação do cenário artístico na cidade de Florianópolis, fez surgir em 2018 o Street Art Tour, que desde seu início tem suas ações viabilizadas através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis.

A intervenção será realizada pelo artista visual Wagner Wagz, que começará o trabalho no tapume de 100 metros quadrados de frente para a Avenida Beira Mar Norte. Wagner tem como alicerce a Cultura Hip-Hop, juntamente com a inspiração nos ‘ancestrais’ do Grafitte. Este será mais um presente do Grupo Habitasul para Santa Catarina e para Florianópolis, cidade que finalmente verá realizado o sonho de ter uma Praça para convivência e lazer num dos espaços mais nobres da Capital catarinense.

A história da Praça

O Forte São Luís da Praia de Fora foi construído em 1771, com o objetivo de reforçar a segurança da então Vila de Nossa Senhora do Desterro. A iniciativa ocorreu durante a gestão do governador Francisco de Souza de Menezes (1765-1775). Porém, 68 anos depois, em 2 de dezembro de 1839, a fortaleza foi a leilão, sendo vendida por um “preço menor do que valia a cantaria de seus portões”, segundo conta o historiador catarinense Oswaldo Rodrigues Cabral na obra ‘As Defesas da Ilha de Santa Catarina no Brasil-Colônia’.

O comprador tinha o compromisso de demolir a construção de 1771, no contexto da Revolução Farroupilha (1835-45), com o receio de que cidade caísse em poder dos revolucionários. Após a demolição, a área ficou abandonada e, no início do século XIX, adaptou-se ali uma fonte pública, transformando o local em um largo, com área livre para montagens de feiras. O terreno de 50 metros por 40 metros acabou nas mãos do Exército que, em 2018, o cedeu para a Prefeitura da Capital construir uma praça. Um sonho da cidade de Florianópolis que agora pode se concretizar pelas mãos do Grupo Habitasul.

 

Sobre o Grupo Habitasul

O Grupo Habitasul é uma organização sólida e reconhecida no mercado brasileiro – fundada em 1967 – com atuação em setores fundamentais para o desenvolvimento da economia do país: industrial (Irani Papel e Embalagem, fundada em 1941 em Vargem Bonita, meio oeste de SC), imobiliário, turismo e hotelaria, com destaque para Jurerê Internacional, em Florianópolis – SC. Criado na década de 1980 com planejamento arquitetônico, urbanístico e ambiental revolucionário, Jurerê Internacional transformou-se em referência de bairro planejado. Aliando alta qualidade de vida à sustentabilidade, Jurerê Internacional é reconhecido mundialmente pelos sua praia e natureza exuberante. Com sede em Porto Alegre, o Grupo Habitasul possui ainda negócios no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais – gerando quase três mil empregos. Tem como foco a sustentabilidade, a inovação, o pioneirismo e a transparência em todas as frentes.

 (Atualizada em 06/09/2022)

(Republicado por Portal Imagem da Ilha e Folha do Norte da Ilha)



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *