Ônibus rodam cada vez mais sem cobrador em Florianópolis; prefeitura estuda mudar função
11/08/2022
Consulta pública da revisão do Plano Diretor da Capital termina amanhã
11/08/2022

O legado da nova CASACOR Santa Catarina

Da Coluna de Anselmo Prada (Portal Making Of, 10/08/2022)

A Escola Silveira de Souza de Florianópolis, que fica na Rua Alves de Brito, no Centro, está passando por uma grande reforma para abrigar a edição da CasaCor Santa Catarina 2022. Na escola, os tons em laranja estão colorindo o patrimônio histórico, que após a mostra será um espaço cultural.

A edificação, em tombamento provisório, foi erguida há 109 anos e até hoje acolheu diversas funcionalidades desde a inauguração em 1913. Já foi escola de ensino superior para o primeiro grau, passou um bom tempo sem uso, voltou a abrigar alunos e alunas do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sediou também outra mostra de decoração em 2012, quando teve a estrutura revitalizada para posteriormente servir à Escola Livre de Música, projeto encabeçado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, que pertence à Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Em 2013, a equipe da Fundação voltou a dividir espaço com o EJA. Porém, a partir de 2019, o prédio passou a abranger outras áreas tornando-se definitivamente a Escola Livre de Artes. Vira a página para 2022, ano em que a casa histórica irá se transformar em um Centro Cultural do Município de Florianópolis, oferecendo acesso a diversas linguagens artísticas de forma gratuita.

“O prédio está novamente passando por um processo de revitalização para podermos entregar à população um imóvel apto a abrigar o Centro Cultural do Município. Aqui teremos cultura por todos os lados, espaço para a cultura popular, o hip hop, teatro, dança, música, literatura, saraus, música ao vivo, piquenique. Espaço para desenvolver projetos culturais, teremos também um café. Tudo isso para que a população possa consumir cultura de forma gratuita. Vai ser um marco na nossa cidade, onde a cultura é democrática, um ponto de encontro de todos os cidadãos florianopolitanos. A cidade merece”, comemora Márcio Costa, Superintendente da Fundação Franklin Cascaes.

Com 28 ambientes confirmados, a edição deste ano da CasaCor tem como tema o “Infinito Particular”. Os profissionais da arquitetura e designers de interiores vão apresentar a leitura e interpretação nos seus espaços, de 17 de setembro a 30 de outubro de 2022.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Espetáculo! Muito boa iniciativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *