Diálogos pela Sustentabilidade: Mercado de carbono no Brasil
25/08/2022
FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação retoma em Florianópolis com 25 ações e duas estreias
26/08/2022

Evento discute os desafios da parceria público-privada na revitalização de espaços públicos

Promovido pela FloripAmanhã, o Fórum de Gestão de Espaços Públicos reuniu especialistas e adotantes de praças para avaliar as experiências realizadas nos últimos anos e incentivar novas empresas a abraçarem a causa.

O Senac da Prainha foi palco de uma discussão extremamente positiva para a cidade na tarde dessa quarta-feira (24). Com a presença do prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, e de empresários e representantes de ONGs, o evento foi uma iniciativa da FloripAmanhã, entidade que coordena o REVIT – Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente.

“Preservar os espaços públicos, seja em prol do meio ambiente ou para lazer, é indispensável. É nosso dever! E essa tarefa não cabe exclusivamente ao poder público, é preciso que a sociedade e cada um reconheça que esse dever também nos pertence”, destacou o presidente da FloripAmanhã, Jaime de Souza, em seu discurso de abertura.

No painel O desafio da parceria público-privada na revitalização de espaços públicos, a superintendente da Floram, Beatriz Kowalski, explicou como funciona a Lei Municipal n. 2.668/1987, que autoriza o poder executivo a conceder, por doação, a administração de locais indicados, e agradeceu a ForipAmanhã por coordenar o projeto, que já revitalizou mais de 100 locais para a comunidade sem a necessidade de investimentos públicos. “O projeto Adote um Praça é uma benção, pois muitas empresas nem sequer conhecem a possiblidade de adotar um espaço público e, com isso, podem fazer uma devolutiva positiva para a sociedade”, exclamou.

O prefeito, Topázio Silveira Neto, que também participou do painel, afirmou: “Florianópolis cada vez mais é uma cidade para pessoas. E um parque ocupado é um parque seguro”, dando credibilidade ao projeto.

Galeria de Fotos

Experiências como gestores de espaços públicos

Empresários adotantes participaram do segundo painel, trazendo suas experiências como gestores de espaços públicos. Waltinho Koerich, da WKoerich Imóveis e WOA Imóveis, maior adotante de espaços da cidade, chegou a questionar: “Como outras empresas não conseguem enxergar tanta oportunidade que essa cidade dá?” Na ocasião, ele foi homenageado pela grande quantidade e qualidade das praças e outros espaços públicos revitalizados e mantidos por suas empresas.

O CEO da Unimed, Richard Oliveira, apresentou o case da academia ao ar livre na Beira-mar Norte, que evoluiu para a Arena Unimed, com mais de 10 mil check-ins em menos de quatro meses.  

Participaram também do painel de cases Juliana Cunha, da ONG Asas, que adota um espaço público em Canasvieiras como sede de um projeto social que atende 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; a Associação dos Amigos Parque da Luz, representada por Humberto Olsen, que destacou a importância da gestão compartilhada; e Fernando Moraes, da AmaPraça, que contou como foi a revitalização da Praça Celso Ramos.

O evento contou ainda com uma palestra do urbanista e ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi, sobre Espaço urbano e público, planejamento para uso inclusivo e integrado; ele trouxe uma série de exemplos bem-sucedidos na capital paranaense.

E para finalizar, o evento contou com a participação online internacional de Alain Grimard, oficial Sênior Internacional do ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, que falou sobre a importância da urbanização sustentável.

O Fórum fez parte do calendário comemorativo da entidade, que completou 17 anos no dia 17 de agosto. “Nós estamos muito contentes com o resultado do evento, cujo principal objetivo era comemorar o aniversário da entidade evidenciando boas práticas. Esse processo de adoção transforma espaços degradados em espaços altamente qualificados, que antes a gente só via em outras cidades e até países”, exclamou Salomão Mattos Sobrinho, vice-presidente da FloripAmanhã e coordenador do REVIT, que fez ainda algumas sugestões para melhorar o projeto, como: atualizar a legislação para ampliar os interesses dos adotantes; promover eventos nas praças para chamar as pessoas; criar uma espécie de Plano Diretor de praças, para mapear as necessidades e ofertas; entre outras melhorias. 

 



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *