Participe do estudo de percepção ambiental da Figueira da Praça XV
19/08/2022
FloripAmanhã reúne associados, parceiros e autoridades em almoço comemorativo
19/08/2022

Espaços públicos de Florianópolis serão discutidos em Fórum da Floripamanhã

Fórum de Gestão de Espaços Públicos em Florianópolis 2022

Evento com especialistas e adotantes de praças e espaços públicos vai avaliar e reunir experiências nas parcerias público-privadas.

Adotar, revitalizar e fazer a manutenção de praças e outros espaços públicos já são uma realidade há mais de uma década na capital catarinense. Mas, em que medida estas iniciativas têm dado certo? Por que empresas, Ongs e outras organizações da sociedade civil devem se apropriar e participar da gestão dos espaços públicos? É possível tirar do poder público esse peso orçamentário? Estas e outras questões serão discutidas no Fórum de Gestão de Espaços Públicos de Florianópolis, que acontece na próxima quarta-feira, dia 24. A iniciativa é da FloripAmanhã, que, através do programa Adote uma Praça, já revitalizou mais de 100 locais para a comunidade sem a necessidade de investimentos públicos.

A ação faz parte do calendário comemorativo da entidade, que completou 17 anos no dia 17 de agosto, e contará com a presença do prefeito Topázio Silveira Neto e da superintendente da Floram, Beatriz Kowalski, que irão participar do Painel sobre O desafio da parceria público-privada na revitalização de espaços públicos. Empresários adotantes também participam, contando sobre a experiência prática como gestores de espaços públicos. Estão previstas a participação do CEO da Unimed, Richard Oliveira, para falar da gestão da Academia ao Ar Livre na Beiramar Norte, e também do empresário Waltinho Koerich, do Grupo W/Koerich que vai trazer a experiência como o maior e principal adotante de espaços da cidade. Participam ainda do painel de cases os representantes das Ongs Asas, AmaPraça e Parque da Luz. A programação encerra no painel sobre Espaço urbano e público, planejamento para uso inclusivo e integrado, com o urbanista Cassio Taniguchi e o oficial sênior Internacional do ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul, Alain Grimard.

O evento terá ainda a participação internacional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), agência da Organização das Nações Unidas para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos.

“A ideia é comemorar o aniversário da FloripAmanhã evidenciando boas práticas, como a adoção de praças em Florianópolis. Além de conhecer o testemunho de adotantes bem-sucedidos, vamos apresentar o plano municipal para as praças”, revela Salomão Mattos Sobrinho, vice-presidente da FloripAmanhã e coordenador do REVIT – Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente.

A participação é gratuita, mas uma inscrição deve ser feita previamente no link https://bit.ly/forum-gepf.

Adote uma Praça

O programa foi lançado em 2007 através da união de esforços da iniciativa privada e da Prefeitura, com a participação também de outras associações representando a comunidade. O projeto tem como propósito resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores. Dos cerca de 200 espaços públicos existentes em Florianópolis, 50% foram adotados através do programa, representando economia para o poder público e benefícios para a população. Dentre as praças revitalizadas estão a Praça Celso Ramos, a Praça XV de Novembro, o Largo da Alfândega, entre muitas outras.

 

Serviço:

O que: Fórum de Gestão de Espaços Públicos de Florianópolis

Quando: dia 24/08 (quarta-feira)

Horário: das 14h às 17h

Local: Senac Prainha (R. Silva Jardim, 360 – Centro, Florianópolis)

Inscrições: O tempo para as inscrições prévias está esgotado, mas você ainda pode participar,
basta comparecer ao Senac da Prainha e fazer sua inscrição no local.

 

Programação 

ABERTURA – 14h00

Jaime de Souza – Presidente da FloripAmanhã

Topázio Silveira Neto – Prefeito de Florianópolis

Salomão Mattos Sobrinho – Vice-Presidente FloripAmanhã e Coord. REVIT

Beatriz Kowalski – Superintendente da Floram

PAINEL 1 – 14h15 – O DESAFIO DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS

Salomão Mattos Sobrinho – Vice-Presidente FloripAmanhã e Coord. REVIT

Beatriz Kowalski – Superintendente da Floram

Topázio Silveira Neto – Prefeito de Florianópolis

PAINEL 2 – 15h00 – A EXPERIÊNCIA PRÁTICA DOS ADOTANTES E GESTORES DE ESPAÇOS PÚBLICOS

Waltinho Koerich/WOA – Know how de administração da manutenção das praças adotadas

Fernando Moraes / AMAPRAÇA – Case Praça Celso Ramos

Juliana Cunha /ASAS- Case Canasvieiras

Humberto Olsen/ Parque da Luz – Experiência da gestão compartilhada

Richard Oliveira/UNIMED – Case Academia Beiramar Norte

PAINEL 3 – 16h00 – ESPAÇO URBANO E PÚBLICO, PLANEJAMENTO PARA USO INCLUSIVO E INTEGRADO

Palestra com o urbanista Cassio Taniguchi e Alain Grimard – oficial sênior Internacional do ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul

ENCERRAMENTO – 17h00



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *