Florianópolis é certificada como Destino Turístico Inteligente em Transformação; entenda
24/08/2022
Evento em Floripa debate melhorias em praças e parques públicos
24/08/2022

Espaços públicos de Florianópolis serão discutidos em Fórum da FloripAmanhã

Adotar, revitalizar e fazer a manutenção de praças e outros espaços públicos já é uma realidade há mais de uma década na capital catarinense. Mas, em que medida estas iniciativas têm dado certo? Por que empresas, ONGs e outras organizações da sociedade civil devem se apropriar e participar da gestão dos espaços públicos? É possível tirar do poder público esse peso orçamentário? Estas e outras questões serão discutidas no Fórum de Gestão de Espaços Públicos de Florianópolis, que acontece nesta quarta-feira, dia 24. A iniciativa é da FloripAmanhã, que, através do programa Adote uma Praça, já revitalizou mais de 100 locais para a comunidade sem a necessidade de investimentos públicos.

A ação faz parte do calendário comemorativo da entidade, que completou 17 anos no dia 17 de agosto, e contará com a presença do prefeito Topázio Silveira Neto e da superintendente da Floram, Beatriz Kowalski, que irão participar do Painel sobre O desafio da parceria público-privada na revitalização de espaços públicos. Empresários adotantes também participam, contando sobre a experiência prática como gestores de espaços públicos. Está previsto a participação do CEO da Unimed, Richard Oliveira, para falar da gestão da Academia ao Ar Livre na Beiramar Norte, e do empresário Waltinho Koerich, do Grupo W/K, que vai trazer a experiência como o maior e principal adotante de espaços da cidade. Participam ainda do painel de cases os representantes das ONGs Asas, AmaPraça e Parque da Luz. A programação encerra com uma palestra do urbanista Cassio Taniguchi, sobre Espaço urbano e público, planejamento para uso inclusivo e integrado.

O evento terá ainda a participação internacional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), agência da Organização das Nações Unidas para a urbanização sustentável e os assentamentos humanos.

“A ideia é comemorar o aniversário da FloripAmanhã evidenciando boas práticas, como a adoção de praças em Florianópolis. Além de conhecer o testemunho de adotantes bem-sucedidos, vamos apresentar o plano municipal para as praças”, revela Salomão Mattos Sobrinho, vice-presidente da FloripAmanhã e coordenador do REVIT – Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente.

A participação é gratuita, mas uma inscrição deve ser feita previamente no link do evento: https://bit.ly/forum-gepf.

Adote uma Praça

O programa foi lançado em 2007 através da união de esforços da iniciativa privada e da Prefeitura, com a participação também de outras associações representando a comunidade. O projeto tem como propósito resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores. Dos cerca de 200 espaços públicos existentes em Florianópolis, 50% foram adotados através do programa, representando economia para o poder público e benefícios para a população. Dentre as praças revitalizadas estão a Praça Celso Ramos, a Praça XV de Novembro, o Largo da Alfândega, entre muitas outras.

Serviço:

O que: Fórum de Gestão de Espaços Públicos de Florianópolis

Quando: dia 24/08 (quarta-feira)

Horário: das 14h às 17h

Local: Senac Prainha – Rua Silva Jardim 360, Florianópolis.

Inscrições: https://bit.ly/forum-gepf (vagas limitadas)

(DeOlhoNaIlha, 23/08/2022 – também republicado por Portal Imagem da Ilha e ND)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *