Sesc e Senac SC firma parceria com Escola Olodum Sul
04/08/2022
Prefeitura de Florianópolis promove Alfândega Lilás
04/08/2022

Como desenhar uma calçada? O papel fundamental do mobiliário urbano

Se o piso de uma calçada é elemento fundamental para a organização de fluxo, o mobiliário urbano escolhido para compor o espaço público é responsável pela qualificação daquele lugar, podendo criar lugares mais amigáveis. Lixeiras, canteiros, placas de sinalização, bancos, iluminação, bicicletários e tantos outros auxiliam a transformar um espaço que, apesar de ser de passagem, é também o único espaço público em boa parte das cidades.

O tecido urbano como conhecemos hoje tem no lote privado o principal uso do solo, de modo que as ruas e áreas públicas preenchem o espaço restante entre esses lotes. Em casos de algumas cidades onde o planejamento urbano conseguiu garantir um território desenhado, os espaços públicos são mais generosos, com parques e praças espalhados pelas áreas loteadas. Já em outras cidades, caracterizadas pelo rodoviarismo, as ruas são primordialmente pensadas para atender às necessidades dos automóveis, fazendo com que existam poucas áreas coletivas generosas. Com o passar do tempo, a sociedade compreendeu a importância de qualificar os espaços públicos disponíveis, sendo os mais abundantes as calçadas.

(Confira a matéria completa em Caos Planejado, 04/08/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *