Poluição e efeitos climáticos matam quase 85% dos animais marinhos em Florianópolis
08/07/2022
Dívida dos comerciantes do Mercado Público de Florianópolis está caindo; saiba o valor atual
08/07/2022

Vai ter cinema brasileiro, debates e oficinas na pracinha da Lagoa da Conceição, tudo gratuito

Começa na próxima quarta-feira, dia 13, a 4ª Mostra Brasil de Cinema aberta ao público e gratuita, na praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição – Floripa. À tarde, oficinas de cinema com Jeferson De (SP), de circo com Circus Fever (SC) e de hip hop com Fernandinho Beat Box (SP) e Pelezinho(SP) e, à noite, sessão de cinema com exibição de filme nacional recém-lançado, seguida de um debate. O encerramento da Mostra, no sábado, dia 16, será com show de Cores de Aidê.

Os filmes transitam por temas fortes e urgentes como anti-racismo, ditadura militar e resistência dos povos originários, assim como a cena underground da música brasileira. E quem vai falar sobre filmes são pessoas diretamente ligadas às produções e convidados locais. Destaque para  Aldri  Anunciação, co-roteirista do filme “Medida Provisória”; para Matias Lovro, montador e co-roteirista de “Chorão: Marginal Alado”; para Luiz Bolognesi, diretor de “A Última Floresta; para escritora Eliane Potiguara e para liderança indígena local Kerexu Yxapyry.

“Medida Provisória” abre a agenda de exibições, na quarta (13). O filme com direção de Lázaro Ramos, que estreia nesse papel, e elenco 100% formado por atores e atrizes negras, apresenta uma distopia em que negros são enviados para países da África, sob uma suposta ação de reparação social do governo brasileiro pela escravidão. O longa estreou em abril deste ano e está em exibição no circuito comercial.

Na quinta (14) tem  A “Última Floresta”, com direção de  Luiz Bolognesi,  sobre o drama da grande nação yanomami a partir do  olhar do seu líder e Xamã – produção de extrema relevância no momento atual, pela luta dos povos originários e quando o mundo acompanha notícias sobre a morte de ativistas indígenas na Floresta Amazônica.

Na sexta (15) é a vez do longa “Chorão – o Marginal Alado” (2021),  com direção de Felipe Novaes, um documentário biográfico sobre o músico brasileiro e sua contribuição para o rock e para a cena underground.

“Marighella” fecha a programação no sábado (16). Com direção de  Wagner Moura,  conta a história dos últimos anos do guerrilheiro, interpretado por Seu Jorge, que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil.

Encerramento com Cores de Aidê

O encerramento da Mostra, no dia 16 de julho, terá o show de Cores de Aidê, já conhecido em Florianópolis. O grupo agrega mulheres diversas em seus percursos, estéticas, vivências e gerações por meio da percussão, fazendo-as convergir na compreensão da potência artística e política do samba reggae e na construção coletiva da identidade conceitual, das composições autorais do repertório, figurino, coreografia e arranjos de vozes. A banda busca emancipar as mulheres, fortalecendo a autoestima e a compreensão identitária, bem como ressignificar corpos pela música e pela dança afro-brasileira. E reforçar que as mulheres podem e devem estar onde quiserem.

O espetáculo valoriza a diversidade e o protagonismo feminino, com canções autorais e referências em grandes artistas do samba-reggae, como Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Didá, Muzenza, entre outros. No palco, o grupo conta com um conjunto percussivo composto por instrumentos de fundo, repique, caixa/tarol, surdo marcação, surdo contra-tempo e xequerê que, por meio de levadas rítmicas, sustentam as canções.

Sobre a Mostra 

A Mostra Brasil de Cinema tem como objetivo principal a formação de novos públicos para o cinema nacional. Além disso, quer contribuir para a quebra de invisibilidade imposta à juventude.

A quarta edição da Mostra Brasil de Cinema é financiada com recurso público do 9º Edital de Apoio ao Audiovisual Armando Carreirão 2019/2020, da Prefeitura Municipal de Florianópolis,  Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Fundo Municipal de Cinema; e do Prêmio Catarinense de Cinema 2021, da Fundação Catarinense de Cultura,  Conselho Estadual de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina e da Lei Aldir Blanc da Secretaria Especial de Cultura,  Ministério do Turismo e Governo do Brasil.

Serviço

4ª Mostra Brasil de Cinema

13 a 16 de julho

Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição, Floripa

*

Inscrições para as oficinas: http://mostrabrasildecinema.com.br

Programação

4ª Mostra Brasil de Cinema-  13 a 16/7

Praça Bento Silvério / Casa das Máquinas / Lona Cultural

13 de julho – quarta-feira

15h às 17h

Oficina de Cinema com Jeferson De(SP)

Oficina de Circo com CIrcus Fever (SC)

Oficina de Hip Hop com Fernandinho Beat Box (SP)

19h às 20h35 

Sessão de Cinema/Exibição do longa-metragem Medida Provisória (2022), direção de Lázaro Ramos / 1h 34 min / Drama

20h35 às 22h

Debate sobre o filme com Aldri Anunciação (BA) e convidados

14 de julho – quinta-feira

15h às 17h

Oficina de Cinema com Jeferson De (SP)

Oficina de Circo com CIrcus Fever (SC)

Oficina de Hip Hop com Fernandinho Beat Box (SP)

19h às 20h35 

Sessão de Cinema/Exibição do longa-metragem A Última Floresta (2021), direção de  Luiz Bolognesi / 74 min/ documentário

20h35 às 22h

Debate sobre o filme com Luiz Bolognesi e Eliane Potiguara e convidados

15 de julho – sexta-feira

15h às 17h

Oficina de Cinema com Jeferson De (SP)

Oficina de Circo com CIrcus Fever (SC)

Oficina de Hip Hop com Pelezinho (SP)

19h às 20h35 

Sessão de Cinema/Exibição do longa-metragem Marginal Alado, direção de Felipe Novaes/ 1h15 min/ documentário

20h35 às 22h

Debate sobre o filme com montador e co-roteirista do longa Matias Lovro e convidados

16 de julho – sábado

15h às 17h

Oficina de Cinema com Jeferson De (SP)

Oficina de Circo com CIrcus Fever (SC)

Oficina de Hip Hop com Pelezinho (SP)

19h às 20h35 

Sessão de Cinema/Exibição do longa-metragem Marighella (2021), direção de  Wagner Moura  / 2h35 min/ Drama/Ação

20h35 às 22h

Debate sobre o filme com o crítico de arte Allende Renck e com cineasta Pedro MC

20h30

Show de encerramento com Cores de Aidê

(De Olho na Ilha, 07/07/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *