Vamos fazer uma avaliação 360 da figueira da Praça XV
12/07/2022
Grande Expediente discute estado da figueira da praça XV de Novembro
12/07/2022

Plano Diretor de Arborização

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 12/07/2022)

Na sessão da Câmara de Vereadores que discutiu a revitalização da figueira da Praça XV, Salomão Mattos Sobrinho, da associação FloripAmanhã, sugeriu a elaboração de um Plano Diretor de Arborização. O documento serviria para estabelecer diretrizes para a gestão da flora no município. Também pediu mais discussão sobre a fiação elétrica na Capital.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

3 Comentários

  1. João Zanatta disse:

    Cumprimento meu amigo Salomão Mattos Sobrinho, da associação FloripAmanhã, pela sua sugestão ao município de Florianópolis, para a elaboração de um Plano Diretor de Arborização. Pelo que noto sobre as plantas que povoam nossas praças, jardins e avenidas, nossos jardineiros do passado não premiaram nossa flora típica brasileira e regional. Lamentável. Moro aqui na Pça Governador Celso Ramos. Notei que ela é dominada por essas gigantescas árvores importadas da Malásia (uma euforbiácea, figueira de folha larga, falsa ceringueira, etc.) que já matou diversas outras árvores menores, como manacá, aroeira, brinco de princesa. Outra árvore exótica dominante nessa praça é a palmeira imperial. Seriam preferíveis nosso gerivá e nosso palmito juçara. Sugiro que os botânicos da PMF, juntamente com o Departamento de Botânica da UFSC definissem quais as plantas típicas de nossa flora original da região para povoar as nossas praças e avenidas, tendo em boa conta aquelas plantas que produzem frutos e sementes para a alimentação do pássaros. Quem não gosta de ver os pássaros convivendo conosco, nos alegrando com sua graça e seu canto?

    • Eduardo disse:

      Preferível Gerivá? Só se for pra vc…
      Mal gosto trocar uma palmeira imperial por um gerivá. Esses gerivas são péssimos, árvores feias, aspecto pobre.

  2. Adriana Kunen disse:

    Cadê o Plano de Arborização Urbana de Florianópolis???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *