Consulta de viabilidade: primeiro passo para a aprovação ou legalização de uma obra
23/06/2022
Lei Federal que facilita projetos de revitalização urbana em todo o país é aprovada em Brasília
23/06/2022

Juiz federal autoriza obras em terminal desativado de Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 22/06/2022)

O juiz Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara da Justiça Federal autorizou a realização de obras, consertos e melhorias no Tisac (Terminal de Integração do Saco dos Limões), que está desativado e funciona provisoriamente como casa de passagem para indígenas.

O despacho, desta segunda-feira (21), atendeu a um pedido do MPF (Ministério Público Federal) em processo de cumprimento de sentença.

Segundo a decisão, os serviços podem ser realizados por terceiros, inclusive por outros órgãos públicos, e com emprego de verbas de compensações ambientais e multas judiciais. A decisão impede obstruções por parte do poder Executivo municipal, mas não pode haver aumento da área construída.

Krás Borges escreveu que “os pequenos reparos realizados pelo município de Florianópolis têm se revelado insuficientes para o cumprimento do acordo, que pressupõe a construção de uma casa de passagem ou que sejam promovidas reformas de modo a transformar o local, tornando-o digno e confortável, de modo a possibilitar a acomodação dos indígenas, o que não vem acontecendo”, afirmou o juiz.

Uma audiência de conciliação para apresentação do projeto de melhorias no Tisac, elaborado por equipe do curso de arquitetura da UFSC junto com os indígenas, foi designada para 9 de agosto, às 16 horas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *