O Instituto Vilson Groh (IVG) está com inscrições abertas para a 2ª edição do Projeto Caixa Tem Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e talentos do futuro com patrocínio da Caixa e do Governo Federal, e apoio da FIESC, SEBRAE/SC, Movimento Floripa Sustentável, WOA, ACATE, entre outros empresários, pesquisadores e apoiadores do setor da tecnologia de Florianópolis e da Califórnia (EUA).
O projeto atenderá no contraturno escolar 300 crianças, adolescentes e jovens das periferias da Grande Florianópolis. Em correalização com a Associação João Paulo II, na Ponte do Imaruim, 100 crianças e adolescentes dos 11 aos 14 anos de idade poderão participar da trilha 1 com oficinas de Robótica, Inglês, Música e Comunicação. A partir dos 14 anos até os 17 anos os adolescentes e jovens terão acesso, na trilha 2, a oficinas de Imersão em Tecnologia, Inglês, Comunicação e Expressão e Direito à cidade. Jovens a partir dos 17 anos, na trilha 3, terão acesso à Prototipagem 3D, Robótica, Programação, Audiovisual e Inglês. Ambas as trilhas 2 e 3 acontecem no Centro Cultural Escrava Anastácia, no bairro Balneário, em Florianópolis. Além do acompanhamento socioassistencial, transporte e alimentação, os participantes das trilhas 2 e 3 receberão uma bolsa auxílio de R$ 200 para permanência no projeto.
O objetivo do IVG, neste projeto, é ampliar os horizontes de possibilidades e materialização de projetos de vida desse público, preparando-o para empreender, acessar universidades e o ecossistema de tecnologia da cidade de Florianópolis, conhecida como a Ilha do Silício, suprindo a demanda por mão de obra qualificada, criativa e engajada com questões sociais. A estratégia pedagógica consiste em testar e aprimorar a metodologia de ensino para os futuros Centros de Inovação Social que o IVG e parceiros pretendem construir. O projeto materializa a criação de pontes com o ecossistema de tecnologia em prol da educação e da geração de oportunidades às juventudes periféricas, cocriando soluções para problemas sociais colaborativamente, com uma formação pautada em resolver problemáticas em contextos do território do público atendido, fomentando o aprendizado contínuo e desenvolvendo uma visão crítica da tecnologia.
Em 2021, na experiência piloto, 320 crianças, adolescentes e jovens, de 11 a 24 anos participaram de nove meses de oficinas que desenvolveram competências técnicas do universo da tecnologia e da inovação, além de habilidades socioemocionais, como coletividade, solidariedade e resiliência.
Entre os principais resultados já alcançados pelo projeto em 2021 está:
● Fortalecimento da cultura maker e do repertório cultural das 70 crianças e adolescentes, a partir da integração entre as oficinas.
● Permanência no Projeto: 250 bolsas pagas aos jovens das trilhas 2 e 3.
● Aproximação com o ecossistema de tecnologia: visitas técnicas ao SEBRAE/SC, CoCreation Lab Monte Cristo, K-Lab: Laboratório de Inovação da Koerich, Teltec Solutions e ACATE.
● 8 jovens inseridos no Programa de Bolsas IVG (Pré-vestibular e Auxílio Universitário).
● Mais de 35 jovens encaminhados ao mercado de trabalho de tecnologia e inovação.
● Ampliação da rede de empresas e apoiadores do Pode Crer (27 parcerias).
Depoimentos:
Para Guilherme (18 anos), estudante do Projeto em 2021 e hoje graduando no primeiro semestre de Ciências da Computação – UFSC, o Projeto foi fundamental em sua escolha no vestibular:
Em abril de 2021, me inscrevi no Programa Pode Crer começando na Trilha 2 com as oficinas de: Equalização em Tecnologia 2.0, Comunicação e Expressão, Arte e Cultura, Economia Criativa e Empreendedorismo, Inglês Adicional, Direito e Cidadania e Direito à Cidade, e Design), sendo este o “gatilho” para pensar a tecnologia de forma mais ampla, principalmente os seus impactos no meio social e querer fazer dela um projeto de vida. Durante a Trilha 3 no Pode Crer pude focar nas áreas tecnológicas (Webdesign, Figma, Programação e Prototipagem, Robótica e Impressão 3D), Desenvolvimento de Projetos e Inglês Instrumental, e essa formação me permitiu decidir por prestar vestibular para o curso superior de Ciências da Computação.
COMO SE INSCREVER
As inscrições devem ser feitas por WhatsApp, pelo número 48 98842-6848. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de renda e de residência e atestado de matrícula.
(DeOlhoNaIlha, 07/06/2022)
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analíticos". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessários". |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
collect | sessão | Usado para enviar dados ao Google Analytics sobre o dispositivo e o comportamento do visitante. Rastreia o visitante através de dispositivos e canais de marketing. |
CONSENT | 2 anos | O YouTube define este cookie através dos vídeos incorporados do YouTube e regista dados estatísticos anônimos. |
iutk | 5 meses 27 dias | Este cookie é utilizado pelo sistema analítico Issuu. Os cookies são utilizados para recolher informações relativas à atividade dos visitantes sobre os produtos Issuuu. |
_ga | 2 anos | Este cookie do Google Analytics registra uma identificação única que é usada para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
_gat | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para limitar a taxa de solicitação. |
_gid | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para distinguir usuários e gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
IDE | 1 ano 24 dias | Os cookies IDE Google DoubleClick são usados para armazenar informações sobre como o usuário utiliza o site para apresentá-los com anúncios relevantes e de acordo com o perfil do usuário. |
mc .quantserve.com | 1 ano 1 mês | Quantserve define o cookie mc para rastrear anonimamente o comportamento do usuário no site. |
test_cookie | 15 minutos | O test_cookie é definido pelo doubleclick.net e é usado para determinar se o navegador do usuário suporta cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 meses 27 dias | Um cookie colocado pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o usuário obtém a nova ou a antiga interface do player. |
YSC | sessão | O cookie YSC é colocado pelo Youtube e é utilizado para acompanhar as visualizações dos vídeos incorporados nas páginas do Youtube. |
yt-remote-connected-devices | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt-remote-device-id | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt.innertube::nextId | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |
yt.innertube::requests | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |