Estudo aponta que Florianópolis lidera ranking nacional de potencial para trabalho home-office
21/06/2022
Despesas do Mercado Público de Florianópolis geram dívidas e são judicializadas
21/06/2022

EdUFSC disponibiliza e-book Para Darwin, de Fritz Müller, com acesso livre e gratuito

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) disponibilizou em sua estante aberta o e-book gratuito Para Darwin, de Fritz Müller. A obra, com acréscimos do autor (Facts and arguments for Darwin, 1869) e traduzido do alemão (1864) por Luiz Roberto Fontes e Stefano Hagen, está acessível neste link.

O livro de Fritz Müller, Für Darwin, foi elaborado na então Desterro (atual Florianópolis) e publicado no formato de brochura em Leipzig, na Alemanha, em 1864. Com um conjunto de observações sobre crustáceos, incluindo morfologia, fisiologia, ecologia, ontogenia e embriologia, foi pioneiro na comprovação factual da Teoria Evolutiva apresentada em 1859 pelo inglês.

Für Darwin foi tão importante para a consolidação da Teoria Evolutiva que o próprio Charles Darwin solicitou ao autor a permissão de traduzir a obra para o inglês e publicá-la em Londres, em 1869, em segunda edição atualizada e com capa dura, sob o título Facts and arguments for Darwin.

Essa nova edição foi financiada pelo naturalista inglês, que, de 1865 até sua morte, em 1882, correspondeu-se amistosamente com Fritz Müller, naturalista teuto-brasileiro e amigo com quem Darwin compartilhava informações, a quem confiava observações e experimentos de campo, de quem recebia apoio nos caminhos da Evolução das Espécies e a quem designou o Príncipe dos Observadores da natureza.

(UFSC, 20/06/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *