Florianópolis melhora no ranking do saneamento, mas ainda está longe dos primeiros colocados
02/05/2022
Trato Pela Lagoa abre novas áreas de atuação no Canto da Lagoa
02/05/2022

SOS Rio do Brás: basta, chega de omissão

Foto: Facebook

Foto: Facebook

Artigo de José Luiz Sardá
Geógrafo e presidente do Instituto SOS Rio do Brás

Nascido e criado em Canasvieiras, desde menino pude observar que a foz do rio do Brás apresentava dinâmica natural que se alternava entre períodos de fechamento e abertura de sua barra. Em novembro de 2015 observando a degradação ambiental no rio do Brás, Papaquara e seus afluentes, decidi criar o Grupo Público SOS Rio do Brás.

Jamais pensei que fosse despertar e gerar tantas discussões, polêmicas, propostas, ações e soluções mesmo que paliativas. Minha ideia era mostrar a real degradação ambiental do rio, informar,cobrar e exigir das autoridades ações concretas sobre a falta de atenção e o desrespeito com o meio ambiente.

Os rios do Brás e Papaquara, canais e valas de drenagem estão numa área atendida por uma rede coletora de tratamento sanitário e drenagem pluvial, mas continua sofrendo com o despejo irregulares, oriundos de ligações e lançamentos clandestinos nas redes de drenagem e de esgoto sanitário, que ocasionou a degradação da qualidade da água.

Devido o fechamento da barra desde 2018, o rio está assoreado e tomado de plantas macrófitas, sinal de que está morrendo. Mesmo diante dos olhares das autoridades e gestores públicos da prefeitura e Casan, transformou-se num verdadeiro fossão aberto, ambiente propicio para proliferação do Aedes aegypti, conhecido mosquito da dengue,hoje em evidência, caso de saúde pública.

Passado sete anos, com o apoio dos pescadores da região, formamos um grupo eclético de pessoas com conhecimento multidisciplinar e criamos o Instituto SOS Rio do Brás.

Nosso propósito fazer do rio do Brás um Projeto Piloto para outros rios e ecossistemas da Ilha de Santa Catarina e municípios da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. Para isso, apresentamos a diretoria do Sapiens Parque, uma Carta de Intenções propondo parcerias.

A proposta inicial é a reativação da Trilha Ecológica e Educativa Rio do Brás, construção da sede administrativa do Instituto e a instalação do Centro de Educação Ambiental e Profissional.

Faz parte de nosso planejamento estratégico executara despoluição, fixação da barra do rio com molhes, construção de um porto pesqueiro, revitalização e recuperação da mata ciliar, implantação de um Parque Linear desde a foz até a Trilha Ecológica e Educativa Rio do Brás, dragagem dos rio do Brás, Papaquara e seus afluentes, dos canais e valas da bacia hidrográfica na região, dentre outros programas, projetos e ações que pretendemos desenvolver a curto, médio e longo prazo.

(ND, 30/04/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Me solidarizo com os fundadores do Instituto SOS Rio do Brás e com as ações pretendidas. No entanto me preocupa um pouco a proposta de construção de molhes para estabilização da calha do rio, obviamente agindo no seu fluxo natural mas principalmente pela dimensão da obra, interferindo na paisagem e na mobilidade nas areias da praia.
    Será que o desassoreamento e a despoluição do Rio do Brás e dos afluentes a montante já não resolveriam o equilíbrio da barra ?

    P.S. – Com relação a CASAN e autoridades correlatas entendo que, enquanto não houver o indiciamento de um (ou mais) CPF por crime ambiental, os sérios problemas que nos afligem não tomarão o caminho adequado e continuarão sendo confortavelmente empurrados com a barriga.

  2. Luiz Carlos Dominoni Júnior disse:

    Uma iniciativa solo que no passar do tempo angariou novos adeptos a tal ponto que se transformou em um Instituto…
    Parabéns pela idealização e execução desse Instituto SOS Rio do Brás …
    #juntossomosmaisfortes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *