Casa de artesanato reúne obras de 11 comunidades indígenas em Florianópolis
03/05/2022
Construções irregulares: sistema da Prefeitura já identificou e penalizou mais de 30 responsáveis técnicos
03/05/2022

O caminho para Florianópolis ter tarifa zero nos ônibus

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 03/05/2022)

A prefeitura de Florianópolis deve fazer um estudo para implementar a “tarifa zero” no transporte coletivo. Ao menos esta é a solicitação do vereador Marquinhos (PSC) através de uma indicação encaminhada à prefeitura da capital.

O parlamentar sugere um estudo de viabilidade e realização de audiências públicas. Na justificativa, ele aponta a Emenda Constitucional n° 90, de 2015, que inseriu o transporte como direito social. Ele cita, ainda, a Política Nacional de Mobilidade (2012) com os princípios, entre outros, de acessibilidade universal e equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo.

Segundo o vereador, em 2017, eram 16 cidades brasileiras com gratuidade total no transporte coletivo. Atualmente, conforme dados do Portal Mobilize, no Brasil, já são 27 cidades que adotam o sistema de transporte público gratuito no Brasil. Nenhuma delas em Santa Catarina.

No último domingo de cada mês, Florianópolis não cobra pela passagem de ônibus.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *