Levantamento da PRF: BR-101 em SC é Rodovia Federal com maior número de acidentes do país
20/05/2022
Cemitérios de Florianópolis: moradores reclamam da falta de manutenção e túmulos vandalizados
20/05/2022

Futuro dos centros urbanos será livre de carros

Cidades sem carros devem ser a norma até o final do século 21, projeta o escritor e especialista no assunto J.H. Crawford em seu site, principalmente em razão das restrições que serão impostas para reduzir os efeitos das mudanças climáticas no mundo. Segundo ele, as localidades precisam começar agora a se preparar para essa transformação, que é uma “oportunidade para construir ambientes urbanos superiores”. Crawford argumenta ainda que os municípios já existentes também podem ser convertidos para modelos sem veículos particulares através do aprimoramento dos transportes coletivo e ativo – a pé e de bicicleta –, criação de espaços verdes acessíveis aos moradores a uma caminhada de cinco minutos de suas casas, instalação de paradas de ônibus, trem e metrô próximas entre elas e aperfeiçoamento do sistema de entrega de mercadorias.

A poluição, do ar e sonora, não é o único motivo pelo qual o autor dos livros Cidades sem Carros (lançado em 2002) e do Manual de Design para Cidades Sem Carros (de 2009) defende a retirada dos automóveis das localidades. Crawford relatou em entrevista para o programa The Agenda, da emissora pública de Ontário (Canadá), que inúmeros estudos confirmam que os veículos são “destrutivos para a socialização nos municípios”. Lugares que colocaram essa modificação em prática em suas áreas centrais, como Oslo (Noruega), Bruxelas (Bélgica), Copenhagen (Dinamarca), Paris (França), entre outros, tornaram essas regiões as mais densamente usadas das cidades, com alta qualidade do meio ambiente e rica vida social, enfatizou o escritor.

(Confira a reportagem completa em Somos Cidade, 19/05/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *