Hub de Florianópolis cria curso virtual gratuito para jovens da periferia de todo o país
09/05/2022
Auditoria Geral do Estado reúne-se com a Aresc para conhecer a metodologia Acertar
09/05/2022

Crianças da educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis conhecem a pesca da tainha

No Núcleo de Educação Infantil Municipal Monsenhor Frederico Hobold , na Costeira do Pirajubaé, estão sendo desenvolvidas uma série de propostas educativo-pedagógicas sobre a cultura da Ilha, como a pesca artesanal, boi de mamão e monumentos históricos.

Com relação à pesca artesanal, dois pescadores auxiliam a unidade educativa. Aloísio de Andrade faz demonstração de como utilizar a tarrafa – rede para captura de peixes e camarões, e Alécio Tiago Rogério conversa com as crianças sobre sua profissão e como se prepara uma tainha. O bairro Costeira é tradicionalmente marcado pela pesca como atividade principal ou de lazer dos familiares das crianças que frequentam a unidade. Um legado que atravessa gerações. As propostas são voltadas para todas as crianças, de 1 ano a 6 anos de idade.

Durantes os meses de maio e junho, em especial, a criançada ainda terá sessões de cinema que mostram a pesca da tainha na Ilha, contação de histórias e teatro, brincadeiras de pesca com manuseio de tarrafa infantil, propostas de artes plásticas que envolvem a obra de Luciano Martins (artista local), além da visita a ranchos de pesca da Costeira do Pirajubaé.

(PMF, 06/05/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *