Encontro debate a situação do contorno viário da Grande Florianópolis
17/05/2022
Em meio à revisão do Plano Diretor, Florianópolis elege novo Conselho da Cidade
17/05/2022

Avenida Hercílio Luz pode virar a Champs-Élysées manezinha

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 16/05/2022)

A Avenida Hercílio Luz, em Florianópolis, terá uma alameda no novo formato de convivência e ocupação do espaço público com o edital que vai definir uma empresa que fará instalação e manutenção de mesas e cadeiras. A ideia de alameda retoma ao projeto original inspirado na Avenida Champs-Élysées, de Paris, na França.

O ex-governador Hercílio Luz, após viagem à Europa, planejou uma via ao estilo parisiense e que ajudasse no saneamento da cidade.

— O sonho do ex-governador era fazer da Avenida Hercílio Luz a nossa Champs-Élysées — disse à coluna o professor Nereu do Valle Pereira.

Eliane Veras da Veiga, arquiteta e urbanista, autora de Florianópolis: Memória Urbana, diz que o ex-governador Hercílio Luz foi um visionário.

— Ele fez tudo certinho. Ele (1860) foi contemporâneo de Saturnino de Brito (1864), importante engenheiro sanitarista, um visionário, com uns 50 projetos de engenharia sanitária e ambiental pelo Brasil, inclusive em Santos e São Paulo. Para Brito, as várzeas todas deveriam ser preservadas e as cidades mais arborizadas. Ambos eram engenheiros e passaram pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro (embora Hercílio Luz tenha estudado na Bélgica). Brito influenciou os seus contemporâneos. Ele projetava sistemas de esgotos e canais de drenagem independentes. A visão de um novo saneamento também era a tônica na Europa dos anos 20, fruto de uma nova visão da ciência, cuidando da saúde nas cidades, superando as imundícies, áreas alagadas e despreparadas para o dito moderno! — explicou.

O IPUF já iniciou o trabalho de criação do projeto e, assim que finalizado, a licitação será aberta e a empresa que apresentar a melhor proposta ganhará.

A SUSP já recebeu contato de três empresas interessadas em assumir a concessão do canteiro central da Avenida Hercílio Luz. Foi decidido, antes de abrir o edital de concessão, solicitar ao IPUF um projeto que será cumprido pela empresa vencedora, e a ideia é transformar um local em uma alameda.

A polêmica envolvendo o uso de mesas e cadeiras no canteiro da Hercílio Luz foi discutida em reunião ampliada da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Serviço Público da Câmara de Vereadores, realizada na última quinta-feira (12). Em março deste ano a ocupação do espaço foi autorizada de forma excepcional pela Secretária Municipal de Segurança Pública, por intermédio da Superintendência de Serviços Públicos, pelo período de 30 dias ou até conclusão de edital de credenciamento, a partir da solicitação simples do comércio local direcionada diretamente à SUSP.

A avenida Hercílio Luz está no centro da polêmica da ocupação do espaço por jovens nos finais de semana, o funcionamento dos bares e o sossego dos moradores. Espera-se que as mudanças permitam a atividade legal dos estabelecimentos e a frequência dos jovens que levaram vida ao centro leste e histórico da cidade.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *