ACATE inaugura espaço para evidenciar soluções e diferenciais do ecossistema de inovação catarinense
27/04/2022
Cidades do Sul do Brasil lançam a Tech Road, rodovia da tecnologia
27/04/2022

Grande Florianópolis tem 13 pontos perigosos para navegação; saiba onde

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 27/04/2022)

A Grande Florianópolis tem, no mínimo, 13 pontos perigosos para a navegação. O levantamento preliminar foi realizado pela Associação Náutica Acatmar, que pediu para o governo de Santa Catarina fazer a batimetria completa. A carta náutica está defasada e tem data de 1957.

O pleito faz parte do Projeto de Aceleração do Potencial Náutico de Santa Catarina e solicita o ordenamento náutico da Grande Florianópolis com a demarcação das áreas de risco à navegação.

— Desde 2013 nós estamos atualizando e reatualizando o projeto porque já entregamos o pedido para quatro ministros dos turismo, inúmeros secretários estaduais e nada ocorreu. Agora acreditamos que irá ocorrer. A sinalização do governo catarinense é de viabilizar o quanto antes — explicou Mané Ferrari, presidente da Acatmar e do Conselho Estadual de Turismo.

O estudo realizado pela Acatmar identificou os 13 pontos perigosos para as embarcações, mas é muito provável que existam mais. Mas isso só será descoberto por completo com um amplo estudo de batimetria. Parte desse procedimento foi realizado na região em que sairá a Marina da Beira-Mar Norte, na capital, mas é preciso um estudo que contemple as baías Norte e Sul na Grande Florianópolis. E é esse estudo que a entidade solicitou que a Secretaria de Infraestrutura realizasse.

Confira os 13 pontos perigosos para a navegação já identificados na Grande Florianópolis:

1- Ponta ao sul da Ilha do Magalhães

2- Laje do Udo, ao sul da Ilha do Francês

3- Banco do Pontal, à nordeste da Ilha Ratones Grande

4- Casco Soçobrado, à leste da Ilha Ratones Grande

5- Banco de areia, ao sul da Ilha Ratones Pequeno

6- Obstáculo, laje isolada a 1,5 milha/náutica ao sul da Ilha Ratones Pequeno

7- Alto Fundo (400 metros À oeste da Praia de Fora)

8- Laje dos Meros

9 – Pedra Pau da Marca

10- Laje à leste da Ilha do Largo

11- Banco de areia à nordeste das pedras do Andrade

12- Lajes entre a Ponta do Cedro e Ponta do Caiacanguçu

13- cabo submarino

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *