Dois anos após reabertura da Ponte Hercílio Luz, moradores comemoram renovação do espaço
09/03/2022
Procon multa aplicativo de corridas em R$ 3 milhões por cancelamentos de viagens
10/03/2022

Largo da Alfândega será adotado pela iniciativa privada e receberá manutenção recorrente

Foto colorida de uma praça com um espelho d´água e uma estrutura de metal em formato de rendas em metal

Às vésperas do aniversário de Florianópolis, a praça do Largo da Alfândega vai ganhar um padrinho. O Fort Atacadista vai assumir, ainda em março, a manutenção e a limpeza do espaço.

Dois anos após o término da revitalização, a má conservação do Largo da Alfândega acabou afastando a população e virando moradia para pessoas em situação de rua. Em estado de abandono, o local não tem conseguido cumprir com a proposta de se tornar um espaço de encontro e convivência de adultos e crianças.

Voltar a dar vida ao Largo da Alfândega não será uma tarefa fácil. A partir da adoção da praça, o Fort deve investir em uma série de melhorias no local, como a revitalização e manutenção mensal da jardinagem e do paisagismo e também dos cinco espelhos d’água que compõem o espaço – que, hoje, viraram depósito de lixo.

O Fort também pretende instalar totens com informações e curiosidades da história do Largo e da cultura açoriana. Os conteúdos já estão em produção e serão elaborados pelo historiador Sérgio Luiz Ferreira.

Resgatar a conexão da comunidade com o Largo

A ideia da empresa, segundo a coordenadora regional de marketing, Silvia Marquez, é resgatar a conexão da comunidade com o espaço, melhorando a experiência do cidadão florianopolitano para que desfrute da praça de maneira mais segura e confortável.

A data do lançamento da parceria entre a prefeitura e o Fort vai acompanhar o calendário de comemorações do aniversário de Florianópolis – que terá uma agenda de eventos e programação cultural no fim do mês de março.

O vice-presidente do movimento FloripAmanhã e coordenador do Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente, Salomão Mattos Sobrinho, comemora a adoção da praça e os trabalhos que estão sendo previstos para o local e diz que essa parceria será um enorme avanço para o bem-estar da comunidade.

“A praça da Alfândega é um espaço histórico, cultural e comunitário do município e contar com a união de forças para mantê-la preservada vai ajudar a valorizar toda a sua beleza e também sua importância para a cidade. A empresa, por sua vez, deve perceber melhorias em seu balanço social, cultural e ambiental e vir a se tornar uma empresa merecedora do reconhecimento dos florianopolitanos”, diz.

Adoção da praça também terá campanha de conscientização

Todo esse trabalho de revitalização, no entanto, é apenas o primeiro passo de um grande projeto de reposicionamento que está sendo planejado para o Largo da Alfândega.

O próprio Fort deve se envolver nesse processo. Além de entregar um espaço revitalizado para o público, a empresa pretende criar, ainda, uma grande campanha de conscientização e abraço à praça.

“Queremos incentivar a população a valorizar e cuidar desse espaço de convivência que é tão importante para a cidade, fazendo isso em conjunto com os órgãos públicos competentes”, explica Silvia.

As demais iniciativas que devem integrar o trabalho de reposicionamento do espaço ainda devem ser divulgadas pela prefeitura.

 



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *