Projeto Limpeza dos Mares retira 2,5 toneladas de lixo do mar no Sul da Ilha
28/03/2022
Florianópolis terá novo barco de turismo para 400 pessoas
28/03/2022

Justiça Federal determina vistorias na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 25/03/2022)

A Justiça Federal determinou, por decisão liminar, que a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) e a Vigilância Sanitária de Florianópolis realizem vistorias em todas as estações elevatórias de esgoto do sistema de coleta na bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição. Os resultados conclusivos, de acordo com a decisão, deverão ser apresentados no prazo de 30 dias.

O despacho do juiz Marcelo Krás Borges, da 6a Vara Federal, atendeu integralmente o pedido do Ministério Público Federal em Florianópolis para prevenção de novos extravasamentos de esgoto na região, com mais danos às águas da Lagoa.

A decisão judicial cita um vídeo encaminhado ao MPF pela Amola (Associação de Moradores da Lagoa da Conceição) em 21 de abril do ano passado que mostra o despejo de esgoto não tratado por meio da ETE da Casan no Canto da Lagoa diretamente em rio que deságua na Lagoa.

Em juízo, a Casan alegou não ter encontrado irregularidades no local na data do vídeo, mas admitiu irregularidades na rede coletora da bacia de contribuição da EEE Saulo Ramos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *