Revisão do Plano Diretor
07/03/2022
Água foi contaminada por produtos químicos e radioativos em 763 cidades
08/03/2022

Estudo da UFSC aponta que eliminar pinus ajuda a recompor restinga na Lagoa da Conceição

Espécies do gênero Pinus, popularmente conhecidas como pínus ou pinheiros-americanos, podem impactar negativamente plantas e animais nativos, alterar paisagens culturais, e reduzir a disponibilidade de recursos, como água e alimento, provocando impactos negativos também sobre o bem-estar humano. A eliminação dessas árvores chamadas de exóticas invasoras pode reduzir danos sobre plantas nativas e ajudar a recompor o funcionamento de sistemas naturais. Este foi um dos principais resultados encontrados em estudo realizado em áreas de restinga localizadas no Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e recentemente publicado no periódico internacional Ecological Solutions and Evidence.

O artigo intitulado Efeito do tempo de invasão e de ações de controle em ecossistemas costeiros invadidos por pinheiros-americanos invasores é fruto do projeto de mestrado da gestora ambiental Letícia Mesacasa, pesquisadora no Programa de pós-graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas. O trabalho foi desenvolvido para avaliar qual o resultado de um programa de controle de pínus invasores, conduzido desde 2010, por meio de uma parceria entre o Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental e o Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação da UFSC.

“Aprendemos desde crianças que devemos plantar árvores. De fato, árvores têm papeis sociais e ambientais muito relevantes, ainda mais no cenário de crise climática que estamos vivendo. Mas esses benefícios podem ser comprometidos dependendo de quais árvores são plantadas e de onde são plantadas”, explica a professora Michele Dechoum, uma das autoras do estudo. “Algumas árvores que não são nativas podem provocar impactos negativos de grande magnitude sobre áreas naturais”, completa.

No estudo, os autores mostraram que em áreas invadidas por árvores de pínus, à medida que o tempo passa, plantas nativas que são adaptadas à muita luz vão sendo substituídas por plantas de outros ambientes e que são adaptadas à sombra. Nessas áreas invadidas, as plantas de menor porte praticamente desaparecem e ocorre uma descaracterização completa da flora nativa.

A pesquisa demonstra também que somente a eliminação dos pínus invasores não é suficiente para que todas as espécies nativas voltem a ocupar o espaço onde estavam antes dessas árvores invasoras chegarem. Uma consequência é que a diversidade de plantas hoje é menor em áreas onde os pinheiros invasores foram eliminados quando comparadas com áreas não invadidas. Dessa forma, segundo o estudo, é necessário plantar ou semear alguns arbustos para aumentar a diversidade de espécies nativas, como a aroeira-brava (Lithraea brasiliensis) e a caúna (Ilex dumosa).

(Confira a matéria completa em UFSC, 07/03/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *