Florianópolis: um pedacinho de terra perdido no mar (de irregularidades)
15/03/2022
Capital: Gerente da coleta seletiva da Comcap explica como fazer a separação correta do lixo
16/03/2022

Distrito Criativo Estreitar e próximos passos

Foto colorida com duas pessoas sentadas em um banco olhando o mar

Enfim, o terceiro post sobre territórios criativos e, em especial, a atuação do VIA, junto a ACIF, para o desenvolvimento de novos distritos criativos em Florianópolis. Sentimos muito orgulho dessa trajetória até aqui e ficamos muito felizes em poder compartilhar este projeto com vocês.

No primeiro post apresentamos o Distrito Criativo Estreitar e no segundo explicamos o que são territórios criativos e sua importância para o desenvolvimento sustentável de uma região.

Recapitulando

O projeto do Distrito Criativo Estreitar faz parte do Pacto Floripa, lançado em 2020. O Pacto Floripa propõe um plano de retomada da economia focado nas áreas de tecnologia, saúde e bem viver, educação e turismo. Um dos projetos resultantes do Pacto é o Plano de Desenvolvimento Regional que tem o objetivo de criar 6 distritos criativos em regiões estratégicas de Floripa.

O objetivo da iniciativa, desde o momento de sua concepção, era engajar atores do ecossistema da região para projetar o futuro do território. Com uma percepção clara de uma oportunidade e contando com a experiência em orquestração de habitats de inovação do grupo VIA, e a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) somam esforços.

Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF, reforça a importância da parceria: “Chegamos à conclusão da necessidade de uma metodologia que potencializasse a colaboração e o associativismo para criar um movimento coletivo organizado e coeso para materializar todas as ideias. A ACIF, que sempre teve um olhar atento à região por meio de sua Regional Continente, não titubeou em ‘abraçar’ e liderar as ações institucionalmente”.

A partir disso, desenvolveu-se uma metodologia com foco em uma jornada de construção colaborativa. Com o primeiro passo, o mapeamento de stakeholders, passaram a fazer parte da jornada mais de 20 lideranças de organizações representantes das diferentes hélices.

Através da metodologia realizada conduzimos um estreitamento de relações entre as lideranças participantes e as organizações que estavam representando, principalmente, entre as pessoas que tinham alguma relação com o território delimitado como Distrito Criativo Estreitar que compreende os bairros Estreito, Balneário e Canto.

Ao final apresentamos mais de 250 ideias de soluções, distribuídas em 05 eixos estruturantes para os mais de 160 problemas do território identificados nos workshops. Para cada eixo foram definidos objetivos, diretrizes e oportunidades de projeto para nortear o comitê executivo no âmbito das temática:

  1. Projetos âncora
  2. Desenvolvimento urbano e serviços públicos
  3. Empreendedorismo e gastronomia
  4. Espaços públicos, paisagem natural e infraestrutura público e privada
  5. Entretenimento e patrimônio cultural

O processo foi consolidado no documento de estratégias de desenvolvimento econômico para o Distrito Criativo que apresenta o diagnóstico dos desafios locais, as soluções propostas e a gênese de uma estrutura que permita ações rápidas, contemplando guias condutores, governança, diretrizes e oportunidades de elaboração de projetos.

Quer saber mais sobre estas oportunidades? Clique aqui para conferir o Documento de Estratégias completo do Estreitar.

Este projeto é uma estratégia importante para atrair investimentos que potencializem as características locais, da gastronomia à indústria e conferir a esse território do continente um perfil vibrante e criativo. Desta forma o local será um destino relevante para quem quiser investir, empreender ou morar em Florianópolis.

(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 14/03/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *