Na volta dos encontros presenciais, Startup SC anuncia largada do programa de capacitação em 2022
14/03/2022
Municípios podem se inscrever para receber apresentações culturais até quarta-feira (16) 11/03/2022
14/03/2022

Daniel Leipnitz: Vamos anunciar investimentos vultosos no Sapiens Park

Da Coluna de Moacir Pereira (ND, 13/03/2022)

O administrador de empresas formado pela Ufsc, Daniel Leipnitz, com várias especializações no Brasil e no exterior, há 11 meses a presidência do Sapiens Park depois de projetar a Associação Catarinense de Tecnologia(Acate) como seu presidente.

Ele fala do investimento bilionário do setor privado, com projetos a serem lançados em 30 dias.

Qual a importância dos Prêmios Nacionais de Inovação conquistados por empresas catarinenses?

Estas premiações fortalecem a ideia de que estamos no caminho certo, evoluindo e inovando sempre.  Entre os premiados temos empresas que não são só do sistema de softwares, mas também no ramo de chocolate. Isto é fantástico. Precisamos quebrar paradigmas na inovação. A inovação é criada por pessoas  que vivenciam problemas reais. As pessoas que vivem no posto de saúde, nos ônibus, nos buracos da rua é que vão promover a inovação.

Quais as prioridades hoje do Sapiens Park em 2022?

Vamos completar em abril um ano de trabalho.  Procuramos dar sustentabilidade no Sapiens Park, que não dependa de verbas do governo. Tentamos nos reaproximar da sociedade, ouvir as associações, as pessoas que moram ao redor, as empresas que estão lá dentro, os pescadores. E fizemos uma grande revisão no “máster plan”, com o objetivo de transformar num Distrito de Inovação. Distrito tem uma concepção mais ampla. As pessoas querem os filhos estudando por ali, querem residir, ter toda a infraestrutura de convivência.  Foi o que construímos com o Acate Primavera.

E os projetos?

Devemos anunciar em 30 dias investimentos vultuosos, na maioria privados, com muitas novidades.  Serão lançamentos em série que vão mudar o norte da Ilha de Santa Catarina.  Será o maior investimento concentrado em um único local na cidade de Florianópolis.  O governo tem dado todo respaldo.

SC continua bem em inovação tecnológica? Por que?

A inovação continua pela qualidade de nossos talentos, das pessoas, e a forma como compartilhamos e vivermos o associativismo.  Esta integração tem feito com que nosso Estado seja uma máquina de geração de empreendedores.  Na área da tecnologia, até 2015 tínhamos 6.500 empresas. Terminamos 2020 com mais de 19.000 empresas de tecnologia. Isto é que coloca Santa Catarina com destaque na inovação tecnológica. Este complexo movimenta toda a economia e influência na auto estima de toda sociedade e no pertencimento.

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *