Parque do Abraão terá pista para campeonatos mundiais de skate
10/03/2022
Largo da Alfândega: espaço é adotado por empresa privada
10/03/2022

Criação de área em espaços públicos para resgate à vida é aprovada na Câmara

Buscando melhorar o tempo de resposta às ocorrências emergenciais em Florianópolis, vereadores aprovaram nesta quarta-feira (9) o Projeto de lei 18224/2021. A matéria obriga a instalação de uma área plana nos projetos de construção de novas praças, espaços ou obras públicas, para o uso de veículos de resgate à vida, baldeação de pacientes ou assistência imediata.

“Conversamos com os profissionais da área e eles falaram da importância de ter um espaço onde ambulância, arcanjo ou até mesmo carros de passeio, tenham um ponto de referência. Hoje na conversa com o pessoal dos bombeiros, foi passado que quando eles chegam para uma ocorrência, eles ficam perdidos. Muitas vezes o pessoal fica dando tchau e eles não sabem aonde pousar o helicóptero”, afirma o vereador Josimar Pereira – Mamá (DEM), autor do PL.

O espaço deverá ter 20m X 20m, ser devidamente pavimentado, não ter intervenções laterais ou obstáculos e deverá ser interligado por acesso direto a via pública mais próxima. Segundo o parlamentar, a ideia é implantar cada área em um raio de 3 km e numerá-las. “Por exemplo, tem um atendimento no [bairro] Rio vermelho, que é o espaço dois. Quando a pessoa ligar, o veículo já se desloca automaticamente para lá, e o atendimento que seria feito em meia hora, seja feito em cinco minutos”, pontua o vereador Mamá.

Segundo o texto do projeto, a instalação da área poderá ser feita através de convênio com entidade privada.

(CMF, 09/03/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *