Casa da Memória abre exposição sobre a Ilha
21/03/2022
Sapiens Parque em Florianópolis será usado como modelo pelo governo federal
21/03/2022

Casa em área nobre de Florianópolis que abrigou ex-governadores vai a leilão

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 21/03/2022)

Termina no dia 4 de abril o prazo para lances virtuais do leilão de uma área de 23 mil metros quadrados em local nobre de Florianópolis. O espaço contempla um casarão que pertenceu a ex-governadores de Santa Catarina, mas que recentemente estava abandonado e vinha sendo ocupado por moradores em situação de rua. O imóvel fica na Rua Frei Caneca, paralela à Beira-Mar Norte, no Bairro Agronômica. Por decisão judicial envolvendo a construtora dona da área, o leilão tem lance mínimo de R$ 51.747.092,88. A avaliação total do terreno é de R$ 101.464.888,00.

Apesar de apenas o casarão ficar aparente na Rua Frei Caneca, há uma vasta área que fica atrás do espaço. Segundo a descrição do leilão, “sobre o imóvel existe uma edificação antiga, em processo de tombamento pelo patrimônio histórico, que devem possuir suas características originais preservadas não podendo serem demolidas, restringindo a utilização construtiva de aproximadamente 1.200,00m² de área de terreno – cerca de 5,16% do total do imóvel”. Além das edificações em processo de tombamento o imóvel não possui nenhuma outra restrição que o deprecie, de acordo com o site do leiloeiro.

Em 2018, durante uma vistoria do Ministério Público de Santa Catarina, a reportagem da CBN Diário teve acesso ao interior do imóvel e pode comprovar o estado de abandono do lugar. Com o decreto 15.068, publicado no Diário Oficial do município do dia 2 de setembro de 2015, o edifício foi tombado como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da cidade. De acordo com o jornalista Upiara Boschi, a casa foi ocupada por três ex-governadores catarinenses: Vidal, Nereu e Celso Ramos. Além de Mauro Ramos, que foi prefeito de Florianópolis.

No início dos anos 2000, abrigou uma escola e depois um diretório partidário. Em 2014, o proprietário foi notificado pelo MPSC para fazer a proteção do local afim de evitar invasões, mas hoje, o estado do edifício é deplorável.

Para ter acesso aos detalhes do leilão, clique aqui.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *