Em Santa Catarina, comitiva do MCTI visita parque de inovação e unidade de pesquisa e desenvolvimento em Florianópolis
25/02/2022
Demanda do consumo de orgânicos nos serviços de alimentação
25/02/2022

VIA compartilha vídeos do I Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável

Em 2021 foi o Ano Internacional da Economia Criativa, promovido pela Organizações da Nações Unidas. Para celebrar essa data, o grupo  VIA Estação Conhecimento do EGC-UFSC e a UrbsNova – gestora do Distrito C – Distrito Criativo de Porto Alegre, promoveram no mês de novembro o I Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável.

Foram dois dias intensos de ricos debates, aprendizados e compartilhamento de novas experiências.

O evento reuniu 20 palestrantes de diferentes paísesem mais de 20 horas de transmissão pelo canal do Grupo VIA Estação do Conhecimento.

Tendo em vista facilitar o acesso a esse conhecimento e potencializar sua disseminação, o Grupo VIA a cada semana publicará – separadamente – os vídeos das palestras e debates que ocorreram no I Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo é inspirar empreendedores, pesquisadores e gestores públicos com as experiências e boas práticas divulgadas no evento.

Vale a pena conferir!

Pra começar, o primeiro vídeo trata sobre a evolução da economia criativa nos últimos 20 anos e sua importância para o desenvolvimento, palestra proferida pela economista Edna Dos Santos Duisenberg, ex – diplomata da ONU.

Evolução da economia criativa e os desafios

Para conhecer um pouco mais sobre a primeira palestrante, Edna Dos Santos Duisenberg:

  • Referência mundial em economia criativa, por sua pesquisa pioneira orientada à política sobre economia criativa e sua dimensão de desenvolvimento.
  • Pesquisadora e assessora política de governos, instituições e academia em questões de economia criativa e desenvolvimento.
  • Ex-Chefe do Programa de Economia Criativa da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) Genebra, Suíça.
  • Foi responsável pela criação do Banco de Economia Criativa  global da UNCTA.
  • 30 anos de carreira Internacional na ONU
  • Membro do Conselho Internacional, Creative Industries Policy & Evidence Centre, Londres, Reino Unido. Membro do Conselho Consultivo e Professor Visitante de Mestrado em Economia Criativa na Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha.

A economista apresentou a evolução do conceito da economia criativa e sua importância da economia como estratégia de desenvolvimento sustentável.

A economia criativa é muito mais que uma política cultural, e tem que envolver envolve, educação, comércio, turismo, tecnologia… São necessárias  políticas transversais que impactem na economia como todo… A ONU passou a entender a economia criativa como inclusiva com envolvimento de diversos atores (setor público, privado, academia, organizações não governamentais, empreendedores etc). 

Edna Dos Santos Duisenberg

Confira na íntegra o vídeo da economista com a evolução do conceito da economia criativa e os desafios futuros

Vamos disseminar esse conhecimento e fortalecer a agenda dos territórios criativos.

(VIA – Estação Conhecimento, 24/02/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *