Corte de vegetação na área do Parque Estadual do Rio Vermelho
01/02/2022
Balneabilidade: Beira-Mar Norte volta a ter ponto próprio para banho
01/02/2022

Operações da Blitz Sanear resultam em lacre e multas por crime ambiental

Na imagem fiscais da Casan e Prefeitura fazem testes com gás nas tubulações de esgoto

A Blitz Sanear, força-tarefa da CASAN e Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), e fiscalizou imóveis e verificou a rede coletora de esgoto em seis bairros da capital, na última semana, com multas por crime ambiental, intimações e um lacre de ligação clandestina.

Os locais visitados pela equipe de fiscalização, que atua todas as semanas de segunda-feira a quinta-feira, foram Itacorubi, Santa Mônica, Centro, Saco Grande, Campeche, Carianos e Ribeirão da Ilha. Abaixo, os principais resultados das operações.

Itacorubi e Santa Mônica – Dois condomínios no Itacorubi – nas ruas Jornalista Manoel Menezes e Antônio Costa – foram multados por crime ambiental pela Floram, ambos sem licença de operação das suas estações de tratamento de esgoto, documento emitido pelos órgãos ambientais.

Mais de dez imóveis do bairro, entre eles um hotel na Rodovia Admar Gonzaga, foram fiscalizados pela força-tarefa formada por fiscais e técnicos da Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA/PMF), CASAN e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari.

No Santa Mônica, o grupo verificou a rede de esgoto em torno de um supermercado na Rua Nirberto Haase e analisou o andamento das obras de adequação do sistema de tratamento desse estabelecimento.

Sul da Ilha – Três bairros do Sul da Ilha receberam a equipe da Blitz Sanear na última semana: Campeche, Ribeirão da Ilha e Carianos.

Neste último bairro, uma casa localizada na Servidão Arlindo Inácio Bittencourt foi flagrada, após testes de corante, com parte do esgoto lançado na rede de drenagem pluvial em frente ao imóvel. A Floram multou o proprietário por crime ambiental e a VISA intimou-o a regularizar as ligações sanitárias.

No Campeche, a equipe efetuou o lacre de tubulação de uma academia na Servidão Coral e detectou extravasamento da rede de esgoto inoperante na Rua Jardim dos Eucaliptos.

Por fim, no Ribeirão da Ilha, uma casa na Rod. Baldicero Filomeno, com despejo do esgoto da lavanderia diretamente na drenagem, recebeu intimação da VISA e terá que readequar o sistema.

Centro – A Blitz Sanear fez duas operações com máquina de fumaça no Centro a fim de conferir a situação da rede coletora de esgoto e detectar eventuais ligações clandestinas de imóveis da região. Os testes com o equipamento foram realizados na Rua Vidal Ramos e na Av. Pref. Osmar Cunha.

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da CASAN, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 500 operações desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.

(CASAN, 01/02/2022)

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *