Festival Lanterna Mágica terá sessão extra nesta sexta (18) com exibição inédita do curta Efeito Desterro
17/02/2022
Floripa vai ter revisão do plano de saneamento básico
17/02/2022

Museu Victor Meirelles retoma projeto Falando em Museus com live sobre a cidade de Florianópolis

O Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) retoma, no formato mensal, o projeto “Falando em Museus – um bate-papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais”. O 13º encontro online ocorre no dia 23 de fevereiro de 2022, quarta-feira, às 19h, com transmissão gratuita no canal do MVM no YouTube (http://bit.ly/museuvictormeirelles). O tema será “Museus e Patrimônios na rua: festas, procissões e carnavais” e contará com a mediação do museólogo Rafael Muniz de Moura (MVM) e de Suzana de Souza (Tombô Produções Museológicas). Os convidados são a Professora do Departamento de Antropologia da UFSC Alexandra Alencar, a Superintendente substituta do IPHAN-SC Regina Helena Santiago e o Professor do Curso de Graduação em Museologia da UFSC Valdemar de Assis.

Serão debatidos os usos comunitários do espaço público de Florianópolis, as expressões culturais nas ruas e os patrimônios relacionados às festas e cortejos. Busca-se discutir a importância de os museus estarem atentos às suas relações com o ambiente externo e a vida pública, com foco no que acontece “extramuros”, fora das salas internas de guarda e exposição de acervos: as procissões religiosas, as culturas de carnaval e os significados e os sentidos patrimoniais de construções urbanas e do mesmo chão que compartilham os cidadãos e os museus locais. As próximas lives de 2022 objetivam ampliar a reflexão sobre as paisagens culturais junto à presença e à ação dos museus em Florianópolis, identificando o quanto os museus se alimentam da cidade e o quanto suas práticas e atividades devolvem à sociedade novos laços produtivos do setor.

Alexandra Alencar

Professora do Departamento de Antropologia da UFSC. Pesquisadora do NUER, NIGS e IEG da UFSC. Rainha do Maracatu Arrasta Ilha. Integrante do Movimento Baque Mulher Floripa. É idealizadora e coordenadora da Aláfia Casa de Cultura.

Regina Helena Santiago

Superintendente substituta do Iphan-SC e graduada em História (UFF). Atuou na Coordenadoria de Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (2006 a 2012) e desde 2012 desenvolve atividades com Patrimônio Imaterial na Superintendência do Iphan-SC.

Valdemar de Assis

Professor do Curso de Graduação em Museologia da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa em Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC), do Grupo de Pesquisas Rastros (USF) e da Associação de Educadoras/es Negras/os de Santa Catarina – AENSC. É graduado em Museologia (UFBA), especialista em Arte Educação (UFBA), mestre e doutorando em Educação (UFSC).

Tombô Produções Museológicas

Empresa de Florianópolis produtora de conteúdos audiovisuais e soluções museológicas, voltada principalmente ao registro do patrimônio imaterial. Participa da mediação da 13ª live a representante da Tombô, Suzana de Souza, arquiteta e urbanista com formação e atuação profissional em planejamento urbano, conservação/restauração e patrimônio cultural.

O projeto

“Falando em Museus – um bate-papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” promove encontros mensais com cerca de uma hora de duração, com participação de profissionais convidados que atuam no Setor de Museus e Patrimônio da Grande Florianópolis. O objetivo é fazer circular informações sobre os bastidores das funções de gestão dos museus, comunicação e preservação de seus patrimônios culturais e dialogar sobre como estão os trabalhos especializados dos museus neste momento de pandemia e isolamento social.

As lives acontecem desde 2021 e contam com representantes de instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. A organização é feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história.

A partir deste ano, haverá maior foco na relação dos museus com seus usuários e com o ambiente público da cidade. Cada encontro também será planejado e realizado com uma instituição parceira diferente. O objetivo é ampliar as redes e tornar o projeto mais participativo desde sua concepção.

Serviço

O quê: 13º encontro do projeto Falando em Museus – um bate-papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais
Quando: Dia 23 de fevereiro de 2022, quarta-feira, às 19h
Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)
Tema: Museus e Patrimônios na rua: festas, procissões e carnavais
Convidados: Alexandra Alencar, Regina Helena Santiago e Valdemar de Assis
Mediação: Rafael Muniz de Moura (MVM) e Suzana de Souza (Tombô Produções)
Temas para os diálogos: Expressões culturais que se fazem na rua, os patrimônios relacionados às festas, cortejos e usos comunitários do espaço público da cidade de Florianópolis, a relação dos museus com o ambiente e a vida pública da cidade.

(Museu Victor Meirelles, 16/02/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *